Doria libera e Campeonato Paulista volta dia 22 de julho
Jogos serão sem torcida e apenas em cidades na fase amarela da flexibilização
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 8, a retomada do Campeonato Paulista a partir do dia 22 de julho.
Os jogos deverão ocorrer sem público e em cidades que estejam na fase amarela, a terceira das cinco que integram o Plano São Paulo, que é o programa de flexibilização das atividades no estado.
Por enquanto, só a cidade de São Paulo e parte da região metropolitana da capital se encontram nessa etapa. Caso o cenário se mantenha após a atualização das fases, na próxima sexta-feira, 10, a bola só poderá rolar em estádios destas áreas.
O Campeonato Paulista foi paralisado no dia 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus faltando seis rodadas para chegar ao final.
A previsão é de que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, um dia antes do início do Campeonato Brasileiro.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Protocolo para volta do Campeonato Paulista
Junto com o anúncio da retomada do Campeonato Paulista, foi divulgado um protocolo de 22 páginas com os procedimentos para os 24 jogos restantes, em seis datas.
Segundo o documento, os elencos ficarão concentrados em locais “previamente definidos e preparados durante todo o período de jogos da competição”.
As partidas serão divididas em quatro momentos: dias que a antecedem, pré-jogo, o confronto propriamente dito e o pós-jogo.
O espaço dos estádios será separado em três zonas. Na azul, estão as salas e corredores pelos quais passarão atletas, comissão técnica e equipe de arbitragem (incluindo vestiário), banco de reservas, parte da arquibancada (onde também ficarão atletas) e o gramado.
Apenas 101 pessoas poderão frequentar essa área, que terá limpeza completa 24 horas antes da bola rolar. O restante do estádio está na área vermelha, com acesso limitado a 65 pessoas.
Nos locais, não poderá ser realizada nenhuma atividade no dia anterior à partida. Já na parte externa, abarcada pela zona amarela da divisão, o limite é de 27 pessoas em serviços relacionados ao jogo, como pontos de acesso, estacionamento e credenciamento.
Todos os envolvidos nas partidas serão testados. Quem der positivo para o novo coronavírus, será afastado imediatamente e isolado em casa, com limpeza e desinfecção das instalações e reavaliação clínica das pessoas com as quais o infectado teve contato direto superior a cinco minutos. O acesso de profissionais ao estádio será limitado, com a obrigatoriedade do uso de máscaras, a exceção de atletas e arbitragem que estejam em campo.