Doria libera reabertura de bares e restaurantes em SP
O anuncio da reabertura desses estabelecimentos ocorre num momento em que o estado vem batendo recordes de novos casos e óbitos
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 26, a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. A medida de flexibilização da quarentena vale para a capital paulista e 14 cidades da região metropolitana.
Os estabelecimentos poderão funcionar durante seis horas seguidas e com limitação de 40% da capacidade total.
A expectativa é que a reabertura só ocorra a partir do dia 6 de julho.
No entanto, a reabertura desses estabelecimentos está condicionada a aprovação dos protocolos de segurança apresentados pelos setores à vigilância sanitária.
A retomada desses setores dependia de a capital do estado avançar para a fase 3 (amarela) do plano de reabertura da economia durante a pandemia de covid-19, o que, segundo Doria, ocorreu.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Com esta nova classificação, os shoppings e outros comércios que já estavam funcionando desde o dia 11 de junho, mas com mais restrições, tem autorização para ampliar o horário de funcionamento de quatro para seis horas e aumentar a capacidade de 20% para 40%.
O anuncio da reabertura de bares, restaurantes, hotéis, salões de beleza e barbearias ocorre num momento em que o estado de São Paulo vem batendo recordes de novos casos de coronavírus e óbitos.
Prorrogação da quarentena
O governador João Doria também anunciou a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo até 14 de julho.
De acordo com o governo, a maior parte do estado retorna ou permanece na fase vermelha, a mais restritiva.
As regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Bauru retornaram à fase vermelha. Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Registro não avançaram e seguem, também, com autorização para o funcionamento apenas dos serviços essenciais.