Eleições 2020: o que você precisa saber sobre Celso Russomano

Líder nas intenções de voto, Russomano busca conquistar primeira eleição na capital paulista

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Candidato à prefeitura de São Paulo pela terceira vez, o deputado federal e jornalista Celso Russomano é o representante do Republicanos ao cargo do executivo municipal em 2020.

Com 24% das intenções de voto, lidera as mais recentes pesquisas sobre intenções de voto na maior cidade do Brasil. Diferente das disputas passadas, em 2020 Russomano conta com um importante apoio durante a corrida eleitoral: o presidente Jair Bolsonaro. Tem como principal adversário o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), com 18%.

Cavalo paraguaio ?

Assim como nos pleitos à prefeitura de São Paulo em 2012 e 2016, Russomano larga como favorito nas primeiras pesquisas de intenções de voto deste ano. Em seu currículo acumula outras duas eleições: em 2000, à prefeitura de Santo André e 2010 concorreu ao governo do Estado. Nas quatro ocasiões, entretanto, não chegou ao segundo turno.

Crédito: Douglas Gomes PhotogrtaphyCandidato pela terceira vez à prefeitura de São Paulo, Celso Russomano lidera pesquisas de intenções de votos – Divulgação

Prestígio nas periferias

Nascido em 1956, na cidade de São Paulo, Russomanno é formado em Direito pela Faculdade de Guarulhos.  Antes de se lançar à carreira política, Russomano se tornou um velho conhecido das populações periféricas ao levar à TV pautas sobre o direito do consumidor no programa Aqui Agora, do SBT.

Imagem que o credenciou a conquistar a segunda maior votação da história como deputado federal em 2014, quando conquistou mais de 1,5 milhão de votos. Eleito pela primeira vez à Câmara em 1995, Russomano ostenta seis mandatos no poder executivo legislativo.

Carreira política

De 1985 a 1994, Russomano se filiou ao antigo PFL e atual Democratas, onde debutou na carreira política. Passou ainda pelo PSDB onde foi eleito, pela primeira vez, deputado federal, em 1995. Passou ainda pelo Partido Progressista Brasileira (PPB), hoje Progressistas até chegar ao Republicanos.

Por conta da candidatura à prefeitura de Santo André, em 2000, Russomanno virou réu por falsidade ideológica no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012.  À época, o candidato foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter simulado um contrato de imóvel para mudar seu domicílio eleitoral com o objetivo de disputar o cargo no município do ABC paulista.

Planos para São Paulo

Quer saber mais sobre as propostas de Celso Russomano à cidade de São Paulo ? Conheça os planos para as pastas de habitação, saúde, educação, transporte e outros assuntos em sua página oficial.

Eleições 2020

Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais que elegerão vereadores e prefeitos em todo o país serão realizadas nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).