Eleições 2020: o que você precisa saber sobre Márcio França

Com apoio do PDT e outros 4 partidos, Márcio França aposta em sua popularidade recente para chegar à Prefeitura de São Paulo

20/10/2020 19:27 / Atualizado em 26/10/2020 11:45

Em 2018, Márcio França ganhou projeção nacional na política ao assumir o Palácio dos Bandeirantes , quando o então governador, Geraldo Alckmin, renunciou ao cargo para concorrer às eleições presidenciais.

Nascido em Santos em 1963, debutou no cenário político como vereador em São Vicente, na Baixada Santista, em 1989. Foi eleito prefeito por dois mandatos consecutivos, em 1996 e 2000. Seis anos depois, eleito deputado federal pela primeira vez, conquistando um novo mandato em 2010.

Para a sua empreitada pela prefeitura de São Paulo, França conta com o apoio de cinco partidos: Avante, Solidariedade, PMN, PMB e PDT_do qual o presidente municipal, Antonio Neto, está escalado como vice da chapa.

Juntos, inclusive, PSB e PDT anunciaram a criação de uma aliança nacional, onde disputarão prefeituras em diversas capitais do país nas eleições municipais de novembro.

Ex-governador Márcio França (PSB) une forças ao PDT para disputar prefeitura de São Paulo – Marcos Correa/Agência Brasil
Ex-governador Márcio França (PSB) une forças ao PDT para disputar prefeitura de São Paulo – Marcos Correa/Agência Brasil

Corrida eleitoral

A pouco menos de um mês para a votação, o candidato do PSB apresenta um desempenho aquém das expectativas em torno de sua candidatura. Aparece apenas em quarto lugar na pesquisa realizada pelo RealTime Big Data, encomendada pela CNN Brasil, com 8% das intenções de voto.

Carreira política

Formado em Direito na Universidade Católica de Santos, Márcio França trabalhou como advogado até se tornar oficial de Justiça. Aos 25 anos deu início à vida política quando se filiou ao PSB.

Em 2011, assumiu a Secretaria de Turismo no Estado de São Paulo durante o governo de Geraldo Alckmin (PSBD).  Eleito vice-governador 2014, também assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação até se tornar governador suplente. Tentou a reeleição, mas foi derrotado po por João Doria, no segundo turno, quando recebeu 48,25% dos votos válidos.

Com a saída de Alckmin do cargo para disputar as eleições presidenciais de 2018, França assumiu o governo do Estado. Tentou reeleição, mas perdeu por pequena margem para João Doria no segundo turno, quando recebeu 48,25% dos votos válidos.

Planos para São Paulo

Quer saber mais sobre as propostas de Márcio França à cidade de São Paulo ? Conheça os planos para as pastas de habitação, saúde, educação, transporte e outros assuntos em sua página oficial.

Eleições 2020

Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais que elegerão vereadores e prefeitos em todo o país serão realizadas nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).