Teve a conta digital bloqueada pela Caixa? Veja como regularizar

Trabalhadores que tiveram a conta suspensa terão que ir até a uma agência bancária para regularizar a situação

A Caixa Econômica Federal bloqueou na terça-feira, 21, ‘centenas de milhares’ de contas da poupança digital –usadas para o recebimento do auxílio emergencial– por suspeita de fraudes.

Os usuários do aplicativo Caixa Tem, usado para movimentar a conta da poupança digital, que tiveram as contas bloqueadas devem procurar uma da agência bancária da Caixa com um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) para regularizar a situação.

A Caixa bloqueou “centenas de milhares” de contas digitais por suspeita de fraude
Créditos: Divulgação
A Caixa bloqueou “centenas de milhares” de contas digitais por suspeita de fraude

Lembrando que as agências bancárias estão funcionando em horário reduzido (10h às 14h) por conta da pandemia do novo coronavírus.

O bloqueio ocorre justamente na semana em que a Caixa começou a pagar a quarta parcela do auxílio emergencial (veja calendário aqui).


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foram bloqueados cerca de 5% do total de beneficiários  aprovados para receber o auxílio emergencial de R$ 600 ou R$ 1.200.

Em entrevista ao portal InfoMoney, Pedro Guimarães disse que a origem de fraude se deu no início dos cadastramentos do auxílio emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não possuíam celular, o banco permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, o que foi o “cerne da fraude”.

Em nota, a Caixa diz que o “aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro” e que é “baixo o percentual de fraudes”.

A Caia também recomenda aos usuários utilizarem apenas os aplicativos oficiais do banco e jamais compartilhar informações pessoais”.