Web espalha fake news do ‘primo do porteiro’ para desacreditar coronavírus

A intenção é descredibilizar o Ministério da Saúde e incentivar a campanha de Bolsonaro

A fim de desacreditar os números de casos confirmados de pessoas infectadas por coronavírus no Brasil, anunciados diariamente pelo Ministério da Saúde, internautas extremamente irresponsáveis começaram a divulgar a fake news do “primo do porteiro”.

Diversas contas aleatórias do Twitter fizeram um post igual neste final de semana, em que afirmam o seguinte: “Gente! O primo do porteiro aqui do prédio morreu porque foi trocar o pneu do caminhão e o pneu estourou no rosto dele. Receberam o atestado de óbito como se fosse a covid-19 [doença causada pelo coronavírus]. Eles estão indignados”, diz as publicações.

A intenção dessas pessoas é disseminar a mentira para fortalecer a campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em incentivar a população a ir às ruas, apesar da pandemia. Além disso, essa fake news visa descredibilizar o Ministério da Saúde, representado na figura de Luiz Henrique Mandetta, que tem tido desafetos com Bolsonaro nos últimos dias.

Confira:

Números

Até sábado, 28 de março, o Ministério da Saúde contabilizava 3.904 casos de pessoas infectadas com o coronavírus e 114 mortes.

Na manhã deste domingo, 29, um jovem de apenas 26 anos morreu em decorrência da covid-19 no Hospital Santa Cruz, zona sul de São Paulo.