CNN produziu vídeo para exibir em caso de o mundo acabar; assista

Gravado nos anos 1980, vídeo foi mantido em segredo por décadas

Um vídeo gravado nos anos 80 pela rede americana CNN para ser exibido num possível apocalipse voltou a circular nas redes sociais nas últimas semanas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Na gravação de 60 segundos, feita durante a Guerra Fria, músicos executam uma versão instrumental da música “Nearer My God, to Thee”, composta no século 19 pela poeta Sarah Flower Adams.

Gravado pela CNN nos anos 1980, quando a Guerra Fria podia acabar com o mundo, vídeo foi mantido em segredo por décadas
Créditos: everlite/iStock
Gravado pela CNN nos anos 1980, quando a Guerra Fria podia acabar com o mundo, vídeo foi mantido em segredo por décadas

“Nós reunimos as bandas do Exército, da Marina e da Aeronáutica, as levamos até a sede da CNN, para que tocassem o hino nacional. Aí eu perguntei se elas poderiam tocar Nearer My God, to Thee, para ter em videotape, caso o mundo acabasse. Seria a última coisa que a CNN transmitiria antes de… antes de sair do ar”, disse Ted Turner, o fundador da emissora, em entrevista à revista New Yorker, em 1988.

O vídeo foi mantido em segredo por décadas e só foi revelado em 2015 por um ex-funcionário da emissora.



“Nearer My God, to Thee” ficou conhecida por ser, supostamente, a última música tocada no Titanic antes que ele afundasse, em 1912. A letra fala de almas se aproximando do céu, o que é apropriado para o apocalipse. Assista ao vídeo abaixo: