Globo lê pergunta sobre coronavírus do ‘Jair, de Brasília’ e vira meme

Márcio Gomes lê a pergunta muito importante do 'Jair, de Brasília' e vira meme

Por: Redação

Os internautas confinados em casa por conta do coronavírus não deixam passar nada e o bom humor ajuda a aliviar um pouco a tensão em tempos difíceis da pandemia. A bola da vez está com o apresentador Márcio Gomes, da TV Globo que virou motivo de piada.

Crédito: Reprodução / G1Márcio Gomes faz pergunta do Jair, de Brasilia e vira meme

No programa que esclarece sobre o combate ao coronavírus, o apresentador comenta que há muitos jovens hospitalizados nos EUA e diz; “mas desculpa insistir, porque a pergunta do Jair de Brasília é muito importante. Ele pergunta porque as crianças têm que ficar isoladas? Elas não estão no grupo de 20 a 44 anos”.

O especialista explica: “Porque elas podem na verdade ser portadoras assintomáticas e podem levar a transmissão. Porque nós estamos vivendo um momento de transmissão comunitária. A gente não vive aqueles primeiros casos de pacientes que vinham de viagens internacionais“.

O que muitos estão sugerindo é que esta foi uma estratégia da TV Globo para rebater a fala do presidente. No pronunciamento de ontem Jair Bolsonaro (Sem Partido) fez uma pergunta retórica “O grupo de risco é o de pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas?”, perguntou.

Verdade ou não, com essa pergunta ficou impossível não fazer alusão ao presidente.  Assista ao momento da pergunta:

Na web não faltou chuva de memes sobre o “Jair, de Brasília”. Confira a repercussão:



Coronavírus

A covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

Coronavírus no Brasil

Nesta terça-feira, 24 os números de casos confirmados do novo coronavírus apontam 2201 pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19 e 46 mortes. O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul. Também há casos no DF, Pernambuco e Alagoas.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
  • Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Manter o ambiente ventilado;
  • Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos

Compartilhe: