Machismo: Internautas rivalizam Ana Thais Matos e Renata Fan

Apesar do ato de machista, alguns usuários estão criticando a rivalidade e enaltecendo o trabalho de todas jornalistas que cobrem esporte

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A publicação da jornalista do SporTV, Renata Mendonça, sobre o o novo quadro de análises de Ana Thais Matos, na Globo, está dando o que falar nas redes sociais nesta segunda-feira, 21. Internautas, na maior parte sendo homens, estão rivalizando o trabalho realizado por Ana Thais Matos com o da apresentado da Band, Renata Fan.

Ana Thais Matos está sendo rivalizada com Renata Fan por internautas do Twitter
Crédito: Reprodução/InstagramAna Thais Matos está sendo rivalizada com Renata Fan por internautas do Twitter

No texto, Renata fala que mais um vez a jornalista Ana Thais está fazendo história ao ter um quadro na Globo que inclusive leva o nome da própria, “Análise da Ana”.

Em decorrência ao tuíte, internautas começaram um debate levando a questão de mulheres que cobrem e comentam sobre futebol na televisão. O nome de “Renata Fan” é um dos tópicos mais comentados pelos usuários da plataforma.

Renata Medonça aproveitou a oportunidade que a questão está sendo muito falada no Twitter e fez uma outra publicação chamando as pessoas para verem um vídeo realizado no canal “Dibradoras” em que fala exatamente sobre o tema. “Muito tempo o mundo achou que o conhecimento de futebol era exclusividade dos seres humanos que possuíam o cromossomo Y [homens]”, disse a jornalista em um trecho do vídeo.

Repercussão da publicação

Apesar da publicação de Renata trazer à tona a importância de mais espaços conquistados por jornalistas mulheres que cobrem esporte, como o novo quadro de Ana Thais Matos.

Algumas pessoas, na maior parte sendo homens, começaram a questionar o que tem de histórico nesse acontecimento, já que outras mulheres já foram reconhecidas por fazer o mesmo anteriormente. Como citam o caso da Renata Fan.

O grande problema é que ao invés de enaltecerem que mais mulheres chegaram nesse status, eles estão comparando as jornalistas, colocando inclusive a qualidade do serviço de Thais em detrimentos de outras – mesmo que ela o execute com maestria.

Não precisa ir muito longe para entender que o machismo é o facilitador para esse discurso de rivalidade feminina que perdura não apenas nesse setor, mas na sociedade como um todo.

Selecionamos alguns tuítes em que internautas estão falando sobre o assunto.

Em defesa de Thais

A discussão não ficou apenas de um lado, muitos internautas estão defendendo Thais Matos dos comentários machistas que rivalizam mulheres.

Uma usuária da plataforma suplica: “Parem de elogiar uma mulher diminuindo outra!”

Outra internauta diz: “Para que alimentar essa rivalidade besta”

Já em outro tuíte, internauta defende o profissionalismo de Thais ,que tanto está sendo questionado por alguns outros homens.

Rodrigo Dias, usuário do Twitter, fala que é inacreditável a comparação que estão fazendo.

Por que é importante lutar contra a rivalidade feminina?

Assim como essa rivalidade criada entre Ana Thais Matos e Renata Fan, muitas mulheres tem que lidar com essas comparações machistas em diversos âmbitos da sociedade. Com certeza você já ouviu alguém falando: “a mais artista x é muito superior a artista y”. Sendo que na maior parte das vezes essa comparação nem deveria ser feita.

A rivalidade feminina apenas aumenta o machismo estrutural na sociedade. A reprodução do machismo é tanta que muitas das vezes, essas mesmas mulheres que são colocadas como exemplo em discussão são melhores que homens que exercem a mesma função. E veja só, a comparação mulher x mulher não rende, muito menos homem x homem.