Das: um bar acolhedor na Santa Cecília feito por e para elas!

O Achado Elo é todo esse cantinho intimista e seguro para mulheres no centro de SP, que serve drinks saborosíssimos

Ouça este conteúdo

Um ambiente onde todas as mulheres – sejam elas heterossexuais, lésbicas, bissexuais ou trans – e pessoas queer possam se divertir e se sentir seguras e acolhidas! Este é o bar Das, um lugar aconchegante e intimista localizado em um cantinho da Santa Cecília.

Das - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloDas é um bar feito por mulheres e para elas na Santa Cecília

A casa é conhecida não apenas por atender a esse público, mas também pelas comidinhas pensadas em sua maioria para vegetarianas e veganas, além dos deliciosos drinques preparados exclusivamente por elas, que são o Achado Elo do bar.

Criada em janeiro de 2019, a casa é comandada pelas sócias Raquel Braga e Nina Veloso. “O que nos inspirou, já que somos mulheres lésbicas, era a falta de um espaço confortável, seguro e com coquetéis gostosos em São Paulo para pessoas LBTQIA+. Como eu já trabalhava como chef de cozinha há muito tempo e a Nina com coquetelaria, decidimos juntar as duas coisas e abrimos o Das”, comenta Braga.

Claro que os homens cis – gays e héteros – também são bem-vindos no estabelecimento. No entanto, para eles, é sugerido logo na entrada pagar uma taxa de R$ 15. E parte da quantia arrecadada com essa iniciativa é doada de tempos em tempos para projetos e/ou instituições que atendam a mulheres e pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

“Sugerimos essa contribuição porque entendemos que já existem muitos espaços para homens cis héteros e gays na cidade e nossa casa é pequena. Além disso, é uma forma de fazê-los pensar na posição de privilégio – tanto financeiramente como culturalmente – que ocupam na sociedade como um todo. Mas eles geralmente entendem a causa e gostam de apoiá-la”, explica Nina Veloso.

Os drinques!

Os coquetéis do Das são realmente um achado! Além dos drinks clássicos, em uma seção do cardápio chamada “Coquetel de Mulher” – uma forma irônica de brincar com o estereótipo de que mulher só beberia coquetéis adocicados e sem álcool – você encontra bebidas criadas por bartenders femininas de vários lugares do mundo.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloNão deixe de experimentar a carta de coquetéis criados por mulheres

Uma dessas delícias é o “Queen Bey”, criado pela própria Nina Veloso em homenagem à diva norte-americana Beyoncé. O coquetel leva vodca infusionada com cardamomo, uma mistura de laranja-baía, limão taiti e limão siciliano, mel (com opção de mel vegano), angostura bitter e espuma de aquafaba.

Outro sucesso do bar é o “Gin Gin Mule”, da norte-americana Audrey Saunders, com gin, suco de limão taiti, refrigerante de gengibre, xarope de gengibre e hortelã. Já o “La Pola”, assinado pela colombiana Diana Morell, é preparado com gin, licor de flor de sabugueiro, vinho sauvignon blanc, suco de limão siciliano, xarope de açúcar e angostura.

As comidinhas!

Uma das novidades do cardápio da casa, o Vegan Burguer já tem feito bastante sucesso entre as clientes. O lanche é preparado com hambúrguer de grão de bico defumado, folhas de rúcula, tomate cereja e molho tártaro vegano, servido no pão de hambúrguer rústico.

Outro quitute que você PRECISA provar é a porção de batata Noisette, aquela batata bolinha temperada com manteiga ou azeite.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA decoração vintage e a luz baixinha tornam o ambiente do Das um dos Achados Elo

Embora tenha esse olhar para a culinária vegetariana e vegana, o Das tem um lanche que faz muito sucesso entre os clientes que não conseguem abandonar a carne. Trata-se do sanduíche de carne louca de Boeuf Bourguignon (um cozido francês ao vinho), servida no pão italiano de fermentação natural e maionese de alho.

Um achado na Santa Cecília

Ficou curiosa para conhecer o Das? O bar fica na rua Fortunato, 133, na Santa Cecília, e funciona às quintas e sextas, das 18h às 22h, e aos sábados, das 17h às 22h, e aos domingos, das 17h às 22h. A casa entrega comidinhas e drinks por delivery de quinta a sábado, a partir das 19h (clique aqui para conferir o cardápio).

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP! 

Compartilhe: