Últimas notícias:

Loading...

Jesuíno Brilhante: uma viagem gastronômica pelo sertão potiguar

Nesse simpático restaurante em Pinheiros, o Achado Elo são as diferentes formas de servir a famosa carne de sol

Por: Publi
Ouça este conteúdo

No meio das casinhas de uma rua tranquila de Pinheiros, há um tesouro escondido. Embarque em uma viagem gastronômica pelo sertão do Rio Grande do Norte no Jesuíno Brilhante.

Porco de sol, Jesuíno Brilhante, Achado Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloPeça o porco de sol no Jesuíno Brilhante

O nome do estabelecimento é uma referência a um dos precursores do cangaço no nordeste brasileiro. Jesuíno Brilhante (1844-1879) nasceu na pequena cidade potiguar de Patu, era inimigo dos coronéis e ficou conhecido como o Robin Hood sertanejo, pois sempre partihava os roubos de seu bando com os mais pobres. Seu grande objetivo era combater as injustiças que o povo sofria nas mãos do Estado e dos ricos.

Jesuíno Brilhante
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA decoração também é toda inspirada no sertão potiguar

A casa abriu as portas em 2016, sob o comando de Rodrigo Levino, que nasceu na mesma cidade do cangaceiro. E para recriar as deliciosas receitas conhecidas por sua família, ele contou com a ajuda do pai, Seu Batista (1955-2020).

“Como meu pai foi dono de restaurantes a vida inteira, o cardápio mantém a essência dos estabelecimentos que ele teve, servindo sempre pratos caseiros. É uma cozinha enxuta”, comenta Levino.

O Achado Elo do Jesuíno Brilhante é justamente a grande especialidade do Seu Batista: a carne de sol. Ao longo de sua trajetória culinária, ele desenvolveu um método de preparo para evitar aquele sabor excessivamente salgado típico dessa iguaria nordestina.

Iguarias do Rio Grande do Norte

E você pode provar essa delícia em várias versões, como carne de sol desfiada e cozida com nata fresca, a grande sensação da casa; paçoca de carne de sol (assada e moída); bife ancho de sol; linguiça artesanal de sol e até porco de sol da chapa.

Os acompanhamentos também variam. É possível escolher duas opções entre feijão de corda, macaxeira cozida, arroz de leite, farofa de cuscuz e salada. São muitas possibilidades! Basta soltar a imaginação.

Os vegetarianos não precisam se preocupar. Também há boas opções sem carne no menu, como o baião de dois com jerimum assustado na manteiga de garrafa.

baião de dois vegetariano, Jesuíno Brilhante
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOs vegetarianos podem experimentar o baião de dois vegetariano

Para petiscar, há excelentes quitutes. Tem bolinho de arroz, coxinha de costela, croquete de carne de sol e queijo coalho assado. Como resistir?

“Mantivemos todas as tradições potiguares. Inclusive com muito coentro, que a gente achou que ia ter mais dificuldade. Raramente encontramos clientes que não gostam, o que foi até uma surpresa”, relata o dono.

Na hora de se refrescar, que tal pedir uma das duas bebidas mais famosas do Nordeste? Escolha entre a Cajuína suco, do Piauí, ou a Cajuína refrigerante, do Ceará. Os mais animados podem degustar uma cachacinha orgânica do Rio Grande do Norte.

Se quiserem expandir a experiência, os clientes podem até levar para a casa produtos bem tradicionais da região, como compotas doces de caju, de goiaba, doce de leite, pimentas e bebidas. Todos os fornecedores da casa são de Caicó, capital potiguar da carne de sol, ou da região do Seridó.

Jesuíno Brilhante
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloLeve para casa um pouco do Jesuíno Brilhante

O Jesuíno Brilhante fica na Rua Arruda Alvim, 187, em Pinheiros. O funcionamento é de segunda a sábado, das 11h30 às 15h. Se preferir, peça por delivery neste link aqui.

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!