Explore os sabores exóticos da gastronomia palestina no Majâz

O Achado Elo desse restaurante na Santa Cecília são delícias árabes menos comuns como homus com carne de shawarma

Ouça este conteúdo

Se você é fã da gastronomia árabe, não pode deixar de conferir o restaurante palestino Majâz, localizado em uma casinha escondida na Santa Cecília. 

Majâz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloHomus com carne de shawarma é um dos Achados Elo no Majâz

O estabelecimento, inaugurado em 2018 pelos irmãos refugiados Mohammed e Raame Othman, tem preços camaradas e uma decoração super simples, com mesinhas e cadeiras de boteco, além de alguns elementos da cultura palestina e música árabe ambiente. 

Mas não se deixe enganar por essa simplicidade. Já que o local ganhou fama justamente por servir iguarias condimentadas com ingredientes tradicionais capazes de produzir uma explosão de sabores na sua boca. 

fachada do Majâz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO estabelecimento foi inaugurado em 2018 pelos irmãos refugiados Mohammed e Raame Othman

Dentro dessa categoria tem ótimas opções para abrir seu apetite, como o homus (pasta de grão de bico com tahine) ou babaganoush (pasta de berinjela com tahine) com carne de shawarma, que é um dos Achados Elo, e o homus de manjericão. Prove também a saj, um tipo de esfiha com massa artesanal assada e recheios que incluem carne, queijo e coalhada.

Se você prefere a segurança de comer algo que já conhece, não deixe de saborear o shawarma (lanche de carne, kafta ou falafel – bolinho de grão de bico – enrolado no pão pita), o trio de pastas (homus, coalhada seca e babaganoush), kafta no prato, charuto de uvas (recheado com carne e arroz) e batata frita com zaatar (a dica amiga aqui é pedir junto uma porção extra da maionese de alho da casa).

Para o prato principal, você pode experimentar as deliciosas fathas de shawarma (pão pita, tahine, molho de tomate, carne, berinjela assada e amêndoas), de berinjela (pão pita, tahine, molho de tomate, berinjela e amêndoas) ou de homus (pão pita, homus, tahine, grão de bico, salsa e amêndoas). 

Os drinques também atendem a todos os paladares. Você pode ficar com os tradicionais gin tônica, negroni ou mojito, mas as opções autorais são o ponto forte da casa. Para os ousados, a dica é provar o Mar Vermelho, combinação de rum, morango, infusão caseira de hibisco e finalizado com pimenta rosa. Outra opção é o Madrugada, feito com vinho, vodka, limão, curaçau blue, canela e suco de limão.

Não esqueça de completar a refeição com um delicioso café árabe com cardamomo, acompanhado por um doce típico. 

Saiba mais sobre o chef!

Mohammed Othman nasceu e foi criado em Sbeinah, um campo de refugiados palestinos nas proximidades de Damasco, na Síria. Em 2010, o local se tornou uma das linhas de frente nos embates entre o Exército da Síria Livre e as tropas de Bashar Al Assad. Para sobreviver, a família foi para um campo palestino no Líbano, mas o país não tinha estrutura para receber os dois milhões de refugiados que já moravam lá.

Majâz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO Majâz fica em um cantinho da badalada Santa Cecília

A decisão de vir para o Brasil aconteceu em 2014. Mohammed e seu irmão Raame viveram um tempo em Guarulhos, mas tiveram dificuldades em estabelecer relações com os brasileiros. Em 2015, eles se mudaram para a ocupação Leila Khaled, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e iniciaram os trabalhos com a culinária.

Explore os sabores palestinos!

O Majâz fica na rua Fortunato, 88, na Santa Cecília. O restaurante funciona de terça à sexta, das 18h às 22h, aos sábados, das 12h às 16h e das 18h às 22h, e aos domingos, das 12h às 18h. O delivery e as retiradas para a viagem funcionam de terça a sexta, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. 

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!