O melhor PF! Leiteria Ita serve comidinha caseira e afetiva desde 1953

O Achado Elo é o MARAVILHOSO pudim de leite condensado, sucesso absoluto no cardápio do estabelecimento

Por: Publi
Ouça este conteúdo

Sabe aquele tempero gostoso que nos transporta instantaneamente para os almoços em família na casa da vó? Esse sabor nostálgico está nos pratos feitos (PFs) da Leiteria Ita – ou simplesmente Ita.

Comandado pelos irmãos portugueses João Pedro Luís e Luís Nunes Pedro, o restaurante funciona desde 1953 em uma rua estreitinha e quase escondida que termina no Largo do Paissandu, no centro de SP.

Leiteria Ita - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO pudim de leite condensado da Leiteria Ita é um dos Achados Elo!


Os donos do Ita – que já foi até cenário de filme, publicidade e editorial de moda – optaram por manter a decoração original do espaço, com charmosos azulejos portugueses e o cardápio exposto em painéis na parede.

Às sextas-feiras, dia da bacalhoada no PF, é comum ter que esperar um tiquinho na fila antes de ocupar um lugar no tradicional balcão em forma de W, com tampo de mármore.

Essa iguaria autêntica portuguesa é servida em três versões: ao forno (em postas médias ao molho de tomate, pimentão e batatas), Gomes de Sá (bacalhau desfiado com batatas e sem molho) e à portuguesa (lombo do peixe com brócolis e batatas). E é óbvio que em todas essas variações não podem faltar arroz, azeitonas e ovos.

O melhor PUDIM da vida! Leiteria Ita serve essa delícia desde os anos 1950

Um pudim perfeito pra ninguém botar defeito é exatamente o que você vai encontrar na Leiteria Ita, lá no centrão de São Paulo, pertinho do Largo do Paissandu. A tradicional sobremesa é preparada por um dos donos do restaurante desde 1959! Você vai provar SIM ou COM CERTEZA?! #achadoselo

Posted by Catraca Livre on Thursday, November 19, 2020

Outros pratos bastante pedidos pelos fregueses são o Paissandu (arroz, feijão, bife e ovo), o Santista (arroz, feijão, bife à milanesa e fritas), além da tradicional feijoada, servida às quartas e sábados, como manda a lei universal dos PFs. Para beber, vale a pena pedir aquele belo jarrão de suco de um litro ou o chá mate gelado da casa.

Atenção! Você precisa guardar um espacinho no estômago (os pratos são muito bem servidos) para provar o MARAVILHOSO pudim de leite condensado, que é um verdadeiro Achado Elo da casa.


Se você quiser provar essa delícia, aproveite a promoção exclusiva dos Achados Elo (válida até 31/12). Na compra de um PF na Leiteria Ita, pague com seu Elo e ganhe uma fatia de pudim!


Aqui vai uma dica amiga: volte para provar as outras sobremesas, como o manjar de banana, o manjar de coco, o creme de abacate e a salada de frutas. Esses doces não são preparados todos os dias, mas você sempre encontra mais de uma opção.

Leiteria Ita
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA Leiteria Ita funciona pertinho do Largo do Paissandu desde 1953

Décadas de PF!

A Leiteria (nome dado aos antigos estabelecimentos que serviam café da manhã e almoço no balcão) foi aberta em 1953 por três irmãos que chegaram da cidade mineira de Itanhandu – daí o complemento “Ita”.

O restaurante foi vendido em 1955 para dois sócios portugueses, que, um ano mais tarde, contrataram o jovem conterrâneo João Pedro Luís, com 16 anos, em seu primeiro emprego no Brasil.

No entanto, Seu João só se tornou sócio do estabelecimento em 1962, quando um dos donos se aposentou e vendeu a sociedade para ele. Já Luís só assumiu a sociedade ao lado do irmão nos anos 1970.

balcão da Leiteria Ita
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloSente no balcão em W e saboreie aquelas comidinhas bem caseiras no seu almoço

É o próprio Seu Luís que prepara o famoso pudim de leite condensado quase todos os dias desde 1959, quando começou a trabalhar no restaurante.

“Uma vez fizemos uma conta de brincadeira para saber quantos pudins ele tinha feito ao longo desses mais de 60 anos e esse número ultrapassou os 100 mil”, conta o gerente Victor Pedro, filho de Seu João, que trabalha junto com a família no Ita desde 2012 e se prepara para assumir o estabelecimento quando os veteranos se aposentarem.

Outro fato curioso é que, até os anos 1980, a Leiteria Ita tinha como seus fregueses assíduos os artistas do circo, que se reuniam todas as segundas-feiras – dia de folga – no Largo do Paissandu para exibir seus talentos e até conseguir trabalho extra.

Os irmãos já atenderam até o assistente do famoso faquir Silki (1922-1998), que foi recordista mundial por ficar até 115 dias sem comer. O que poucos sabem é que seu assistente batia o ponto no Ita para comprar vitaminas para o mestre.

Hoje, o público do restaurante continua bastante eclético: dos engravatados aos mais informais; clientes fiéis e pessoas de diferentes gerações da mesma família que compartilham o gosto pela comida caseira. Victor conta que, nos últimos anos, notou o aumento da presença de mulheres e jovens.

O PF dos PFs

Ficou com vontade de conhecer esse Achado Elo? Então, atente-se apenas a uma regrinha básica de etiqueta dos PFs com grande rotatividade no centrão de SP: não fique de papo furado depois de bater aquele pratão para garantir que outros também apreciem as delícias da casa – o que pode ser bem difícil diante da variedade de histórias incríveis que os donos do Ita têm para contar.

A Leiteria Ita está localizada na rua do Boticário, 31, na República, bem pertinho do Largo do Paissandu, e funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 17h.

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!