Mocofava: saboreie delícias do nordeste em um cantinho da Zona Norte

O Achado Elo deste bar e restaurante que funciona desde 1976 é a famosa mocofava, criada pelo próprio dono, o Seu Bigode

Ouça este conteúdo

Do casamento perfeito entre o caldo de mocotó e a favada, nasceu a fama do Mocofava, um bar e restaurante bem tradicional, localizado no coração da Zona Norte, que já tem mais de 40 anos de história. 

Mocofava
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA mocofava é o Achado Elo deste tradicional restaurante na zona norte de SP

A casa, inaugurada pelo pernambucano seu Bigode, apelido de Gercino Almeida, que hoje já está aposentado e voltou a morar em sua terra natal, aposta nos sabores e ingredientes da cozinha nordestina.

Ao contrário do que muita gente pensa, a receita do mocofava – que é o Achado Elo do local – não é tipicamente nordestina, pois foi criada pelo próprio Gercino, que veio morar em São Paulo junto com os irmãos José e Gilvan nos anos 70, depois de encerrar sua carreira militar. 

Logo que abriu as portas, em 1976, o restaurante ainda se chamava Casa do Norte do Bigode e só servia três pratos – mocotó, favada e sarapatel –, de acordo com Anderson Cristiano de Almeida, que hoje comanda o estabelecimento no lugar do pai. 

Mocofava
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO Mocofava funciona desde 1976 no mesmo endereço

“Nesse tempo, meu pai estava com dificuldades financeiras e essa mistura entre as duas panelas foi o que salvou a saúde financeira do bar. Devido ao sucesso do prato, as pessoas começaram a chamar a casa de Mocofava, então, acabamos assumindo este nome”, revela.

Anderson conta que passou a trabalhar no restaurante há 20 anos, mas comanda o estabelecimento sozinho há 5 anos, desde que o pai se aposentou. 

Desde então, ele tem seguido os passos de sucesso de Seu Gercino e revelou que até o final deste ano pretende abrir uma nova sede do Mocofava, desta vez na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, também na Zona Norte.

Outra iguaria inventada por seu Bigode, que também faz bastante sucesso entre os clientes do bar, é a Catubeba, um drinque aperitivo que funde o amargo do suco de jurubeba ao sabor adocicado do vinho de catuaba.

Frequentado durante a semana pelos clientes mais cativos e aos finais de semana por famílias de vários cantos da cidade, o Mocofava serve outras delícias da culinária nordestina, como os tradicionais baião de dois (arroz com feijão fradinho, carne de sol, linguiça, bacon, queijo coalho e vinagrete refogado), sarapatel (cozido com miúdos de porco), feijão de corda (cozido com carne seca, linguiça defumada e bacon) e escondidinho de carne seca.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO restaurante recebe muitas famílias aos finais de semana

Também vale a pena degustar as porções de torresminho, fumeiro arretado (lombo defumado finalizado no molho de rapadura, com crocs de mandioca), bolinho de carne de sol, linguiça bêbada (linguiça artesanal flambada na cachaça e servida com mandioca e vinagrete) e canapé sertanejo (base de mandioca, creme de requeijão com caju e jabá desfiado puxado na manteiga).

Delícias nordestinas

Ficou com vontade de experimentar a Catubeba? É só dar um pulinho no Mocofava, que fica na rua Ires Leonor 237, no Mandaqui. O restaurante funciona de terça a sábado, das 12h às 16h e das 18h às 21h30, e aos domingos e feriados, das 12h às 16h30. 

Além disso, é possível pedir comida por delivery, para quem mora em até 4km de distância do local, e para viagem por meio do telefone (11) 2231-9044.

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!