Santa Coxinha: prove 60 sabores dessa iguaria tão amada pelos paulistas
O Achado Elo da casa é o rodízio de coxinha, que oferece 13 opções salgadas e uma doce
Um dos salgadinhos favoritos dos paulistas tem um espaço dedicado a ele. Quem for ao Santa Coxinha, na Vila Zelina, zona leste de SP, pode provar 60 sabores dessa iguaria que vem conquistando cada vez mais fãs.
A história dessa lanchonete começou em 1982, quando os pais do empresário Fernando Matusa abriram um quiosque de lanches em um posto de gasolina na Vila Prudente. Em 1997, aconteceu a primeira grande mudança: os donos se aposentaram e o filho assumiu o empreendimento. Foi nessa transição que o negócio familiar passou a se especializar em coxinhas, criando vários sabores inusitados.
A segunda transformação ocorreu em 2010. As obras do monotrilho obrigaram o Santa Coxinha a mudar de lugar. Nesse momento, o estabelecimento teve uma grande expansão e pôde receber ainda mais clientes. Atualmente, a casa é administrada por Matusa, sua esposa Irene e seu filho Junior.
- Vila Assunção tem o primeiro restaurante speakeasy de Santo André
- Coxinha é o aperitivo mais amado pelos brasileiros de acordo com o TasteAtlas
- 7 lugares para comer um bom sanduíche em São Paulo
- 9 ótimos restaurantes asiáticos para comer na Liberdade!
O sucesso foi tanto que o espaço lançou o rodízio de coxinha, um Achado Elo de respeito. Pagando um valor fixo, você pode degustar 13 sabores salgados, um doce e ainda ganha o refrigerante. E a criançada tem um super desconto!
As opções variam a cada mês! Por isso, acompanhe o Instagram @ santacoxinhaoficial para saber quais são as delícias da vez e em quais dias o rodízio será oferecido.
Entre os destaques do Santa Coxinha estão os recheios de carne louca, costela no bafo, cream cheese com pepperoni, rabada com parmesão, siri e camarão. Tudo muito cremoso! Hummmm
Para os mais ousados, uma boa pedida é o kibixinha, o famoso kibe com recheio de coxinha que conquistou até a Ana Maria Braga, que já fez uma matéria sobre o quitute. Olha que apetitoso:
Vale dizer que os vegetarianos também podem aproveitar essas delícias. A casa tem um rodízio dedicado aos sabores sem carne, como escarola com queijo, berinjela, queijo coalho, gorgonzola, marguerita e muitos outros.
As opções doces também ganharam o coração do público. Quem consegue resistir a coxinhas recheadas com Nutella, doce de leite uruguaio ou Ovomaltine?
Pode ter certeza de que todos os pratos são preparados com muito capricho e amor. “Aqui é tudo fresquinho. Não deixamos nada congelado, fazemos todas as refeições diariamente. Acreditamos que isso potencializa o sabor das comidas que servimos”, comenta Matusa.
A proposta do Santa Coxinha é oferecer uma experiência de slow food, ou seja, o cliente chega, faz o pedido com tranquilidade e a equipe monta, empana e frita a coxinha na hora. “Como a nona fazia”, completa o sócio.
Para quem prefere comer um lanche, a casa também serve opções bem artesanais. Conheça o “Sua Santidade, O Hambúrguer”, com 120g de blend de carnes nobres, queijo e cebola caramelizada.
E que tal o “Churrasco de Anjo”? Prepare-se para degustar muita carne fatiada bem fininha, grelhada com molho da casa à base de ervas e queijo prato no pão francês. Você até pode escolher entre alcatra e frango.
Santa Coxinha abençoa
A paixão dos clientes é tanta que o local já sediou casamentos (tanto civis quanto religiosos), aniversários, chás de bebê, pedidos de casamento e primeiros encontros.
“Alguns dos nossos frequentadores vem aqui há 30, 35 anos, e trazem seus familiares. Entendemos isso como um grande reconhecimento e ficamos muito felizes”, diz o empresário.
Quer conhecer essa lanchonete? O Santa Coxinha fica na Praça República Lituana, 73, Vila Zelina. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h às 22h.
Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo telefone (11) 2345-4249.
O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.
Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!