Últimas notícias:

Loading...

Boteco do ūüíö! Bar do Luiz √© um rol√™ tradi√ß√£o no Mandaqui desde 1970

Ponto de encontro certeiro da galera na ZN, estabelecimento é conhecido por seu famoso bolinho de carne, que não poderia deixar de ser um Achado Elo

Por: Publi

Cheio de boas histórias para contar, o Bar do Luiz Fernandes é um dos picos mais tradicionais na zona norte de SP, sobretudo quando o assunto é um lugar ideal para reunir a galera e curtir aquela cervejinha gelada e um bolinho de carne capaz de te fazer chorar de tanta emoção!

Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloBar do Luiz é aquele rolê indispensável na Zona Norte

Só para você entender o valor desse quitute: a casa já chegou a comprar cerca de QUATRO toneladas de carne por mês para servir aproximadamente 50 mil bolinhos! E, claro, que esse salgado, amado por pessoas de todos os cantos da cidade, é o Achado Elo do estabelecimento.

A hist√≥ria dessa iguaria se confunde com a origem do pr√≥prio bar e come√ßa bem antes de 1970, quando a casa inaugurou seu primeiro endere√ßo no bairro do Mandaqui. No in√≠cio dos anos 30, Eduardo Fernandes e sua esposa Idalina abriram um emp√≥rio de secos e molhados ‚Äď como eram conhecidas naquela √©poca as mercearias de bairro, que vendiam mantimentos como leite, arroz, farinha, a√ß√ļcar e caf√©.¬†

Petiscos no Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha que delícia o bolinho de carne e o torresmo

Quando a onda dos supermercados invadiu a cidade, o empório entrou em falência e a família Fernandes precisou se reinventar. Em 1970, dona Idalina, seu filho Luiz e a esposa dele (que tem o mesmo nome da matriarca) uniram forças para abrir aos poucos um pequeno bar no mesmo local. Elas ficaram responsáveis por criar os petiscos e ele, suas famosas batidas.

‚ÄúO bolinho de carne veio antes dessa mudan√ßa. Ainda na √©poca da mercearia, surgiu a ideia de fritar uns salgados, e, como minha fam√≠lia tinha origens portuguesa e italiana, optou por investir em bolinhos bem crocantes por fora e macios por dentro, al√©m de super temperados‚ÄĚ, revela Carolina Fernandes, que atualmente comanda o bar ao lado das irm√£s Clara e Catarina, netas do Seu Luiz, e de Eduardo, o filho dele e pai das tr√™s.¬†

O sucesso do Bar do Luiz foi t√£o grande que, hoje, est√° presente em tr√™s endere√ßos na zona norte, sempre conservando aquela atmosfera dos botecos tradicionais de SP. ‚ÄúN√£o planejamos essa expans√£o. As coisas foram acontecendo e brincamos que a fama atravessou a ponte. Gente dos quatro cantos da cidade passou a vir e ampliar foi uma necessidade. Hoje, recebemos turistas do Brasil todo‚ÄĚ, conta Clara.

Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloBar do Luiz encanta os paulistanos desde os anos 70

Claro que, ao longo de todo esse tempo, a família Fernandes acumulou ótimas histórias. Teve cliente que roubou a decoração do bar e voltou mais tarde chorando para devolver e pedir desculpas, teve sessão de fotos de casamento parando o bar inteiro e incontáveis casais que se conheceram na casa. 

Olha essa outra hist√≥ria: ūü§£

‚ÄúUma senhora chegou ao bar arrasada, pois estava sem voz na v√©spera do casamento de sua filha. Seu Luiz serviu uma dose de batida de mel e lim√£o e profetizou a melhora. Na semana seguinte, ela veio agradecer pelos cuidados‚ÄĚ, lembra Carolina.

Chega de papo! Bora petiscar?

Além do bolinho de carne matador, o Bar do Luiz serve uma série de outros petiscos simplesmente deliciosos! Muitas dessas receitas foram criadas pela própria família Fernandes, que gosta de renovar o cardápio de tempos em tempos. A inspiração para os novos pratos muitas vezes vem das viagens que Eduardo faz com a esposa Rita por países como Portugal, Espanha e Itália. 

Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloTomar aquele cerveja gelada no Bar do Luiz é tudo de bom!

Dessas andanças, surgiram petiscos como o bolinho Basco, feito com a suculenta carne da bochecha do boi desfiada, envolta por uma massa de batata empanada com farinha panko; e o Bolinho de Braga, preparado com alheira (um tipo de linguiça portuguesa recheado com carnes e pão).  

Outro sucesso entre os clientes √© a ‚ÄúSurpresa da Dona Idalina‚ÄĚ, criada em 2008, uma iguaria feita com dois discos bem fininhos de berinjela, que envolvem um recheio de carne mo√≠da, mu√ßarela e tomate seco.

N√£o saia do bar ainda! Prove a por√ß√£o de torresmo, que √© feita com a parte mais carnuda e menos gordurosa da barriga do porco, e o ‚ÄúRabo de Toro‚ÄĚ, uma rabada cozida lentamente com massa de polenta cremosa! Affe!!!! Hummmm….

Segredo de família

As batidas inventadas pelo Seu Luiz, que j√° se aposentou e deixou o comando da casa com as gera√ß√Ķes seguintes, tamb√©m s√£o um sucesso. Eduardo assumiu o lugar do pai no preparo dos coquet√©is e n√£o revela por nada no mundo os ingredientes secretos dessas famosas receitas.¬†

Só é possível saber os sabores principais do menu: amendoim com cacau, maracujá, vinho com morango, espanhola, coco, mel e milho. O resto você vai ter que tentar adivinhar pelo paladar!

Ficou com vontade? Ent√£o, √© s√≥ visitar o Bar do Luiz Fernandes em um dos seguintes endere√ßos: Rua Augusto Tolle, 610, e Avenida Eng. Caetano √Ālvares, 5470, ambos no Mandaqui, de quarta a domingo, das 12h √†s 20h; e Avenida Parada Pinto, 2262 – Andorinha Hiper Center (3¬ļ Piso), no Horto Florestal, todos os dias, das 12h √†s 20h.


Aten√ß√£o! Por conta da pandemia do novo coronav√≠rus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder √†s atuais determina√ß√Ķes do Plano S√£o Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de S√£o Paulo. Para checar se o estabelecimento est√° aberto e seu hor√°rio de funcionamento mais recente, entre em contato pelos telefones (11) 2976-3556 (unidade Augusto Tolle), (11) 3564-2750 (Mandaqui) e (11) 2389-3558 (Andorinha).


O estabelecimento est√° tomando todas as medidas necess√°rias para garantir a seguran√ßa dos clientes, de acordo com os crit√©rios estabelecidos pela Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS). Fa√ßa tamb√©m a sua parte! Ao visitar o espa√ßo, lembre-se de usar m√°scara de prote√ß√£o e s√≥ tir√°-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Al√©m disso, higienize bem as m√£os com √°lcool em gel ou √°gua e sab√£o.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!