Últimas notícias:

Loading...

Boteco do ūüíö! Bar do Luiz √© um rol√™ tradi√ß√£o no Mandaqui desde 1970

Ponto de encontro certeiro da galera na ZN, estabelecimento é conhecido por seu famoso bolinho de carne, que não poderia deixar de ser um Achado Elo

Por: Publi
Ou√ßa este conte√ļdo

Cheio de boas histórias para contar, o Bar do Luiz Fernandes é um dos picos mais tradicionais na zona norte de SP, sobretudo quando o assunto é um lugar ideal para reunir a galera e curtir aquela cervejinha gelada e um bolinho de carne capaz de te fazer chorar de tanta emoção!

Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloBar do Luiz é aquele rolê indispensável na Zona Norte

Só para você entender o valor desse quitute: a casa já chegou a comprar cerca de QUATRO toneladas de carne por mês para servir aproximadamente 50 mil bolinhos! E, claro, que esse salgado, amado por pessoas de todos os cantos da cidade, é o Achado Elo do estabelecimento.

A história dessa iguaria se confunde com a origem do próprio bar e começa bem antes de 1970, quando a casa inaugurou seu primeiro endereço no bairro do Mandaqui. No início dos anos 30, Eduardo Fernandes e sua esposa Idalina abriram um empório de secos e molhados – como eram conhecidas naquela época as mercearias de bairro, que vendiam mantimentos como leite, arroz, farinha, açúcar e café. 

Petiscos no Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha que delícia o bolinho de carne e o torresmo

Quando a onda dos supermercados invadiu a cidade, o empório entrou em falência e a família Fernandes precisou se reinventar. Em 1970, dona Idalina, seu filho Luiz e a esposa dele (que tem o mesmo nome da matriarca) uniram forças para abrir aos poucos um pequeno bar no mesmo local. Elas ficaram responsáveis por criar os petiscos e ele, suas famosas batidas.

“O bolinho de carne veio antes dessa mudança. Ainda na época da mercearia, surgiu a ideia de fritar uns salgados, e, como minha família tinha origens portuguesa e italiana, optou por investir em bolinhos bem crocantes por fora e macios por dentro, além de super temperados”, revela Carolina Fernandes, que atualmente comanda o bar ao lado das irmãs Clara e Catarina, netas do Seu Luiz, e de Eduardo, o filho dele e pai das três. 

O sucesso do Bar do Luiz foi tão grande que, hoje, está presente em três endereços na zona norte, sempre conservando aquela atmosfera dos botecos tradicionais de SP. “Não planejamos essa expansão. As coisas foram acontecendo e brincamos que a fama atravessou a ponte. Gente dos quatro cantos da cidade passou a vir e ampliar foi uma necessidade. Hoje, recebemos turistas do Brasil todo”, conta Clara.

Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloBar do Luiz encanta os paulistanos desde os anos 70

Claro que, ao longo de todo esse tempo, a família Fernandes acumulou ótimas histórias. Teve cliente que roubou a decoração do bar e voltou mais tarde chorando para devolver e pedir desculpas, teve sessão de fotos de casamento parando o bar inteiro e incontáveis casais que se conheceram na casa. 

Olha essa outra história: 🤣

“Uma senhora chegou ao bar arrasada, pois estava sem voz na véspera do casamento de sua filha. Seu Luiz serviu uma dose de batida de mel e limão e profetizou a melhora. Na semana seguinte, ela veio agradecer pelos cuidados”, lembra Carolina.

Chega de papo! Bora petiscar?

Além do bolinho de carne matador, o Bar do Luiz serve uma série de outros petiscos simplesmente deliciosos! Muitas dessas receitas foram criadas pela própria família Fernandes, que gosta de renovar o cardápio de tempos em tempos. A inspiração para os novos pratos muitas vezes vem das viagens que Eduardo faz com a esposa Rita por países como Portugal, Espanha e Itália. 

Bar do Luiz
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloTomar aquele cerveja gelada no Bar do Luiz é tudo de bom!

Dessas andanças, surgiram petiscos como o bolinho Basco, feito com a suculenta carne da bochecha do boi desfiada, envolta por uma massa de batata empanada com farinha panko; e o Bolinho de Braga, preparado com alheira (um tipo de linguiça portuguesa recheado com carnes e pão).  

Outro sucesso entre os clientes é a “Surpresa da Dona Idalina”, criada em 2008, uma iguaria feita com dois discos bem fininhos de berinjela, que envolvem um recheio de carne moída, muçarela e tomate seco.

Não saia do bar ainda! Prove a porção de torresmo, que é feita com a parte mais carnuda e menos gordurosa da barriga do porco, e o “Rabo de Toro”, uma rabada cozida lentamente com massa de polenta cremosa! Affe!!!! Hummmm….

Segredo de família

As batidas inventadas pelo Seu Luiz, que já se aposentou e deixou o comando da casa com as gerações seguintes, também são um sucesso. Eduardo assumiu o lugar do pai no preparo dos coquetéis e não revela por nada no mundo os ingredientes secretos dessas famosas receitas. 

Só é possível saber os sabores principais do menu: amendoim com cacau, maracujá, vinho com morango, espanhola, coco, mel e milho. O resto você vai ter que tentar adivinhar pelo paladar!

Ficou com vontade? Então, é só visitar o Bar do Luiz Fernandes em um dos seguintes endereços: Rua Augusto Tolle, 610, e Avenida Eng. Caetano Álvares, 5470, ambos no Mandaqui, de quarta a domingo, das 12h às 20h; e Avenida Parada Pinto, 2262 – Andorinha Hiper Center (3º Piso), no Horto Florestal, todos os dias, das 12h às 20h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelos telefones (11) 2976-3556 (unidade Augusto Tolle), (11) 3564-2750 (Mandaqui) e (11) 2389-3558 (Andorinha).


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!