Funcionários de cia aérea alemã ensinam inglês para jovens de Guarulhos
A iniciativa faz parte do projeto de voluntariado corporativo, o Expandindo Horizontes
Um grupo de funcionários brasileiros da companhia aérea alemã Lufthansa têm usado a quarentena para ensinarem inglês para jovens de comunidades vulneráveis de Guarulhos, na Grande SP.
A iniciativa faz parte do projeto de voluntariado corporativo, o Expandindo Horizontes. A ação conta com 15 voluntários, todos colaboradores brasileiros da companhia, de variados níveis hierárquicos e residentes em três países e quatro cidades distintas: Rio de Janeiro, São Paulo, Zurique e Frankfurt.
O Expandindo Horizontes conta com o suporte da help alliance, braço de ajuda humanitária e responsabilidade social do Lufthansa Group, que viu o voluntariado corporativo como mais uma maneira de manter os times conectados em tempos de distanciamento social.
O programa atende jovens com idades entre 16 e 22 anos e renda familiar média de R$ 500. Eles são alunos da Escola Natasha Franco Vieira, parceira do Lufthansa Group em projetos de assistência social há dois anos.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Por conta da quarentena, a escola garantiu o acesso a todos os alunos à plataforma do Microsoft Teams, onde as aulas são ministradas. São sessões semanais de 1h30 para a prática de conversação. As aulas vão até dezembro.
“Para mim está sendo muito gratificante poder ajudar alguém, aprendendo ao mesmo tempo, tem sido uma verdadeira troca.”, conta a voluntária Christina Binnie, que é gerente de contas da Lufthansa, em São Paulo.
Ações antes da pandemia
Antes da pandemia, o foco do Expandindo Horizontes era a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade de Guarulhos, em especial na área de cozinha quente e fria, em parceria com a Escola Natasha Franco Vieira e patrocinado pela help alliance.
Os jovens também contavam com a mentoria de colaboradores do Lufthansa Group e com a possibilidade de contratação pela LSG Sky Chefs, empresa do grupo alemão, líder mundial do mercado de catering.
Em 2020, o plano era dar início à terceira edição do programa, inclusive com a possibilidade de expansão para outras cidades latino americanas. Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, o grupo precisou adaptar seus esforços e passou a ensinar inglês remotamente para jovens da região.
“Manter esse tipo de iniciativa que estimula a educação e a cultura em comunidades carentes é uma maneira de demonstrar nosso respeito a este País onde atuamos há mais de 60 anos”, afirma Mariam Meletti, gerente de marketing B2C do Lufthansa Group no Brasil e coordenadora do projeto. “Além disso, como indivíduos, é fascinante saber que o compartilhamento de nossos conhecimentos pode fazer a diferença na vida de uma pessoa”, finaliza.