Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

ONG arrecada R$ 630 mil para instalar 300 pias comunitárias em favelas do Brasil

Campanha "Uma Mão Lava Outra" mobilizou a sociedade para levar água e sabão para famílias pobres atingidas pela pandemia

Por: Redação

A ONG Habitat para a Humanidade Brasil, que trabalha pela promoção da moradia digna, arrecadou R$ 630 mil que serão destinados para a instalação de mais de 300 pias comunitárias em favelas e regiões periféricas de 13 estados brasileiros.

A falta de acesso à água tem colocado milhares de pessoas em risco de contaminação pelo novo coronavírus.

pias comunitárias
Crédito: Otávio de Souza/Habitat BrasilPia comunitária instalada na comunidade do Bode, em Recife (PE)

No Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada em suas casas e para outros 20 milhões, o abastecimento de água é irregular. Por isso, a organização lançou a campanha #UmaMãoLavaOutra com o objetivo de levar água e sabão para que as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade possam se proteger.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


A campanha contou com a doação de mais de 200 pessoas e com o patrocínio da PepsiCo. Além disso, a ONG foi uma das beneficiadas pelo projeto 300 Desenhos, em que diversos artistas doaram seus trabalhos a fim de levantar fundos para três instituições filantrópicas.

Com o apoio de todos que doaram e compartilharam a campanha, mais de 90 mil pessoas vivendo em comunidades vulneráveis vão poder lavar as mãos todos os dias com água e sabão. A instalação das pias já começou e segue durante os meses de julho e agosto.

Instalação das pias comunitárias

pias comunitárias
Crédito: Leo Canabarro/Habitat BrasilPia comunitária na Vila Nova Esperança, em São Paulo

As pias comunitárias estão sendo instaladas em pontos estratégicos de comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, João Pessoa e Recife, em parceria com organizações como Florescer Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras, Favelar, Atos Colaborativos, Arquitetura Faz Bem, Mobiliza RAU + E, entre outras.

Além da instalação das pias comunitárias, a Habitat Brasil ainda distribuiu cerca de 70 toneladas de alimentos e produtos de higiene. Agora, a instituição se prepara para reestruturar sua atuação diante desse cenário.