ONU lança site de combate à desinformação na pandemia

O site ‘Verificado’ disponibiliza conteúdo inteiramente em português

Por: Redação

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou uma nova plataforma para combater a desinformação durante a pandemia do novo coronavírus. Com o objetivo de aumentar o alcance de informações precisas e confiáveis sobre a covid-19, o site Verificado disponibiliza conteúdo inteiramente em português.

“Não podemos ceder nossos espaços virtuais para aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao anunciar a iniciativa.

Crédito: B4LLS/iStockO site ‘Verificado’, iniciativa da ONU, disponibiliza conteúdo inteiramente em português

O site Verificado é liderado pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU e traz dados, orientações e números relacionados ao novo coronavírus vindos de fontes seguras e confiáveis, graças a parcerias feitas pelas ONU com agências, influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia.

“A internet tem uma influência poderosa, assim como a televisão. Quando há fontes de informação fortes e conflitantes, em quem a pessoa vai acreditar e como ela chegará a uma conclusão firme? Eu acredito que o site Verificado assegura ao mundo que as Nações Unidas se mantêm como uma fonte de informação independente e confiável”, afirma Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro).


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


A plataforma oferece conteúdo verificado sobre a covid-19 em três temas: ciência (para salvar vidas); solidariedade (para promover cooperação local e global); e soluções (para defender o apoio a populações impactadas).

Os internautas também podem se cadastrar para receber as novidades do site por e-mail e se tornar “voluntários de informações”, compartilhando dados e orientações confiáveis com suas redes de amigos e familiares.

“Em muitos países, a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta de saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários, o que pode piorar na medida em que a pressão aumenta nas sociedades e instabilidades econômicas e sociais entram em cena”, afirma a sub-secretária-geral da ONU para Comunicação Global, Melissa Fleming.

O site Verificado é realizado em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e tem o apoio da Fundação IKEA e da Luminate.  Além disso, o projeto também conta com o apoio de articulação da Nexus.

Compartilhe: