4 razões pelas quais você pode ver alimentos não digeridos no cocô

É muito normal ver pequenos pedaços de comida nas fezes. Ocasionalmente, porém, pode ser um sinal de que algo não está certo

Encontrar pedaços de alimentos não digeridos no cocô pode ser uma experiência desconcertante e preocupante para muitas pessoas. Embora seja normal que pequenas quantidades de alimentos não sejam completamente digeridas, em alguns casos, pedaços visíveis de alimentos nas fezes podem indicar problemas digestivos.

A presença de pedaços de alimentos nas fezes pode ser um sintoma de várias condições médicas
Créditos: globalmoments/istock
A presença de pedaços de alimentos nas fezes pode ser um sintoma de várias condições médicas

Razões para comida não digerida em seu cocô

1. Você está se abastecendo de vegetais

Um pedaço aleatório de brócolis em seu cocô pode significar que você está incluindo os alimentos certos em sua dieta. Os vegetais contêm muitas fibras boas e suas enzimas digestivas não conseguem decompor tudo isso.

2. Problemas de mastigação

A mastigação adequada é o primeiro passo importante no processo de digestão. Se os alimentos não forem mastigados completamente, eles podem passar pelo sistema digestivo sem serem devidamente quebrados e absorvidos. Isso pode levar à presença de pedaços de alimentos nas fezes.

3. Você está comendo alimentos com uma casca dura

Quando se trata de fazer cocô em alimentos não digeridos, “o milho é provavelmente o culpado número um”. Isso ocorre porque o milho tem uma casca externa dura e fibrosa que o torna resistente à quebra. 

Além disso, a maneira como você come milho e o tamanho e formato dos grãos aumentam a probabilidade de eles aparecerem nas fezes. Se você estiver dando uma colherada ou dando uma mordida grande, talvez não mastigue cada pedaço e, em vez disso, engula um grão inteiro.

4. Você tem um distúrbio gastrointestinal

Certos distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável (SII), doença celíaca, intolerâncias alimentares e má absorção de nutrientes, podem interferir na capacidade do corpo de digerir e absorver adequadamente os alimentos. Isso pode resultar na passagem de alimentos não digeridos nas fezes.

Se você está experimentando a passagem de alimentos não digeridos nas fezes com frequência, é importante consultar um médico para avaliação e diagnóstico.