Últimas notícias:

Loading...

Anvisa proíbe pílula que era vendida para tratar ansiedade

Medida foi motivada por alegações inadequadas no site que comercializa o produto

Por: Redação

A Anvisa determinou a apreensão do Emergizen, composto natural que era comercializado com a promessa de tratar a ansiedade, estresse a insônia. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial da União.

A medida também proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto.

pílula ansiedade
Crédito: Kubra Cavus/istockAnvisa manda recolher todos os lotes de pílula para ansiedade

O Emergizen era comercializado pela internet, por meio de um site oficial.  De acordo com a decisão da Anvisa, foi verificado que o produto em questão se tratava de alimento com alegações inadequadas.

O que contém na fórmula?

De acordo com o site que comercializa o produto, a fórmula é composta apenas de vitaminas minerais e aminoácidos. Um desses compostos é o triptofano, um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, conhecida como o “hormônio do bem estar”.

O triptofano não é produzido pelo organismo, sendo necessário ingeri-lo através de uma alimentação equilibrada ou fazer uso de uma suplementação. Além disso, o suplemento também contém niacina, piridoxina, maracujá, zinco e magnésio.

Ansiedade

A ansiedade é algo natural e inerente ao ser humano, que pode ser “ativada” diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa, entretanto, quando ela passa a ser patológica e começa a dar sinais excessivos, é preciso procurar ajuda psicológica e psiquiátrica.

O diagnóstico leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares.

Após uma avaliação e estudo do caso, o médico define qual método de tratamento é o mais indicado para cada caso. Os tratamentos dividem-se em três tipos:

  • Acompanhamento terapêutico – com um psicólogo ou terapeuta;
  • Uso de medicamentos receitados e controlados;
  • A combinação dos dois fatores acima: medicamento e terapia.

Compartilhe: