As frutas que ajudam na perda de peso, segundo a ciência
Alguns estudos comprovaram o efeito benéfico destas fruas no processo de perda de peso e medidas
Já está mais que provado que as frutas são rica em nutrientes valiosos, como vitaminas e fibras, que apoiam uma dieta saudável. Mas consumir frutas habitualmente, além de estar associado à redução do risco de doenças como hipertensão, doenças cardíacas e câncer, segundo a ciência, também pode nos ajudar a perder peso.
Para tirar proveito deste benefício, você só precisa saber escolher. Abaixo estão as frutas que, segundo pesquisas, não devem faltar em uma alimentação saudável.
Frutas que ajudam na perda de peso
Maracujá
Um maracujá (18 gramas) tem apenas 17 calorias e é rico em vitamina A, vitamina C, ferro, fibras e potássio. Mas isso não é tudo: o piceatanol, um derivado do resveratrol encontrado nas sementes, tem sido associado à diminuição da pressão arterial e ao aumento da sensibilidade à insulina em homens com sobrepeso.
- Descubra 4 chás que ajudam a tratar a infecção urinária
- Lençóis Maranhenses: descubra 7 curiosidades sobre o paraíso brasileiro
- Estes são os 6 tipos de câncer mais agressivos que existem; conheça os sintomas de cada um
- Personagens de Star Wars ganham versões samurai em Fortnite
Toranja
Meia toranja tem apenas 39 calorias, mas fornece 65% da ingestão diária recomendada de vitamina C. E as variantes mais vermelhas também são abundantes em vitamina A.
A toranja tem baixo índice glicêmico (IG), o que significa que distribui o açúcar lentamente no corpo. E um estudo de 12 semanas com 85 pacientes obesos, que beberam suco de toranja ou comeram toranja antes das refeições, mostrou uma redução na ingestão de calorias, no peso corporal em 7,1% e nos níveis de colesterol.
Enquanto outra pesquisa de 2017 afirma que consumir toranja também ajuda a reduzir a gordura corporal, a circunferência da cintura e a pressão arterial.
Mirtilos
Uma xícara e meia (74 gramas) de mirtilos tem apenas 42 calorias, mas inclui 12% da ingestão diária recomendada de manganês e vitamina C, bem como 18% da ingestão diária recomendada de vitamina K.
Morango
Enquanto uma xícara de morangos com apenas 50 calorias oferece em torno de 150% da ingestão diária recomendada de vitamina C e quase 30% para manganês.
Além disso, as frutas vermelhas têm um forte poder saciante: de acordo com um pequeno estudo, alguns voluntários que receberam um lanche de 65 calorias à base de frutas vermelhas consumiram menos comida em uma refeição subsequente em comparação com outro grupo que recebeu doces com a mesma quantidade de frutas.
Sem falar que consumir essas frutas pode reduzir o colesterol, a pressão arterial e a inflamação, o que é particularmente benéfico para pessoas com sobrepeso.
Kiwis
Os kiwis são ricos em nutrientes como vitamina E, vitamina C e ácido fólico e oferecem muitos benefícios à saúde.
Vários estudos dizem o seguinte: num estudo de 12 semanas, 41 pacientes com pré-diabetes consumiram dois kiwis amarelos todos os dias.
Após esse período, apresentaram níveis mais elevados de vitamina C no sangue, pressão arterial mais baixa e redução da circunferência da cintura em 3,1 cm.
Desde então, outros estudos descobriram que o kiwi pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, melhorar o colesterol e melhorar a saúde intestinal, contribuindo para a perda de peso.
Uma das vantagens desta fruta é de fato o seu baixo índice glicêmico, o que significa que mesmo que contenha açúcar, este é liberado lentamente resultando em menos picos de glicose no sangue.