Café estimula reservas de gordura boa e ajuda a queimar calorias

Cientistas descobriram que a bebida pode estimular o combate à gordura branca do corpo e ser a chave contra a obesidade e o diabetes

Por: Redação
café na xícara
Crédito: Cokada/istockCafé desempenha importante função sobre a chamada gordura marrom

A bebida favorita dos brasileiros oferece um benefício extra ao corpo, além de espantar o sono. De acordo com pesquisadores da a Universidade de Nottingham, o café é capaz de estimular as reservas de gordura marrom, responsável pela queima de calorias e produção de calor. O estudo foi publicado na revista científica Scientific Reports.

Os cientistas dizem que, para conseguir ativar essa ação no organismo e acelerar a perda de peso, consumir entre uma a três xícaras da bebida por dia já é o suficiente.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram os efeitos do de café na gordura marrom em humanos, um tipo de tecido adiposo descoberto recentemente em adultos e que, diferente da gordura mais famosa, a branca, está mais presente em maior quantidade nas pessoas magras.

A principal função da gordura marrom é gerar calor para manter o corpo aquecido e metabolizar macronutrientes por meio da queima de calorias. Segundo a pesquisa, a geração de calor altera o metabolismo e, consequentemente, os níveis de colesterol e gordura no sangue. Tudo o que a gordura branca é incapaz de fazer. Pelo contrário, é ela quem estoca as calorias em camadas mais superficiais, logo abaixo da pele, principalmente no abdômen.

gordura na barriga
Crédito: Jsheets19/istockGordura branca se concentra em todo o corpo, principalmente na barriga

Este é o primeiro estudo em humanos que mostra o efeito direto do café sobre as funções de gordura marrom, segundo o professor Michael Symonds, um dos autores do estudo. “As implicações potenciais de nossos resultados são muito grandes, já que a obesidade é uma preocupação importante para a sociedade e também porque há uma crescente epidemia de diabetes, então, a gordura marrom poderia ser parte da solução para atacá-los”, explica.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …