CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Café estimula reservas de gordura boa e ajuda a queimar calorias

Cientistas descobriram que a bebida pode estimular o combate à gordura branca do corpo e ser a chave contra a obesidade e o diabetes

Por: Redação
café na xícara
Crédito: Cokada/istockCafé desempenha importante função sobre a chamada gordura marrom

A bebida favorita dos brasileiros oferece um benefício extra ao corpo, além de espantar o sono. De acordo com pesquisadores da a Universidade de Nottingham, o café é capaz de estimular as reservas de gordura marrom, responsável pela queima de calorias e produção de calor. O estudo foi publicado na revista científica Scientific Reports.

Os cientistas dizem que, para conseguir ativar essa ação no organismo e acelerar a perda de peso, consumir entre uma a três xícaras da bebida por dia já é o suficiente.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram os efeitos do de café na gordura marrom em humanos, um tipo de tecido adiposo descoberto recentemente em adultos e que, diferente da gordura mais famosa, a branca, está mais presente em maior quantidade nas pessoas magras.

A principal função da gordura marrom é gerar calor para manter o corpo aquecido e metabolizar macronutrientes por meio da queima de calorias. Segundo a pesquisa, a geração de calor altera o metabolismo e, consequentemente, os níveis de colesterol e gordura no sangue. Tudo o que a gordura branca é incapaz de fazer. Pelo contrário, é ela quem estoca as calorias em camadas mais superficiais, logo abaixo da pele, principalmente no abdômen.

gordura na barriga
Crédito: Jsheets19/istockGordura branca se concentra em todo o corpo, principalmente na barriga

Este é o primeiro estudo em humanos que mostra o efeito direto do café sobre as funções de gordura marrom, segundo o professor Michael Symonds, um dos autores do estudo. “As implicações potenciais de nossos resultados são muito grandes, já que a obesidade é uma preocupação importante para a sociedade e também porque há uma crescente epidemia de diabetes, então, a gordura marrom poderia ser parte da solução para atacá-los”, explica.

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …