Chás naturais que ajudam a baixar o colesterol

É importante notar que os benefícios dessas bebidas na redução do colesterol são geralmente modestos e podem variar de pessoa para pessoa

Além de uma alimentação saudável e correta, para baixar os níveis de colesterol no sangue, a natureza nos ajuda com ervas para o preparo de chás.

Os níveis de colesterol no sangue devem ser mantidos sob controle, pois seu excesso pode se depositar nas artérias, formando placas ateroscleróticas, que aumentam a incidência de doenças cardiovasculares graves, como infartos.

O colesterol alto pode ser determinado geneticamente, mas existem várias causas externas que levam ao aumento, incluindo o consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas, como queijo e carnes curadas, tabagismo, pouca atividade física, uso de alguns medicamentos e a presença de condições como hipotireoidismo.

O uso de chás de ervas é útil em caso de hipercolesterolemia (principalmente nos casos leves), para reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue ou após um período de excessos, como feriados de Natal ou Páscoa, para ajudar a reduzir o excesso de colesterol, aliando-o a uma alimentação saudável.

Chás que ajudam contra o colesterol

Chá verde

Um estudo divulgado em 2020 pelo Nutrition Journal abrangeu 31 testes e a análise de mais de 3.300 participantes. Esta pesquisa de grande alcance concluiu que a ingestão de chá verde tem o potencial de reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado “colesterol ruim”, bem como o colesterol total do corpo.

Chá verde ajuda a controlar o colesterol no sangue
Créditos: Yasin Ozturk/istock
Chá verde ajuda a controlar o colesterol no sangue

Chá preto

O chá preto é uma fonte de antioxidantes, especialmente compostos chamados flavonoides. Esses antioxidantes podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres e podem ter efeitos positivos na saúde cardiovascular. Alguns estudos mostraram que o consumo regular de chá preto pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), embora os resultados não sejam consistentes em todos os estudos.

Chá de hibisco

O chá de hibisco é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-hipertensivas. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial e, indiretamente, contribuir para a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos. A bebida também ajuda a elevar as taxas do HDL (colesterol bom).

Chá de canela

A canela é conhecida por seus benefícios à saúde metabólica. O consumo regular de chá de canela pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, especialmente o colesterol LDL.

Chá de açafrão (cúrcuma)

A cúrcuma contém curcumina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias. O chá de açafrão pode ajudar a reduzir a inflamação e potencialmente melhorar os níveis de colesterol.