CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Chefe da OMS manda resposta direta a Bolsonaro ‘UTIs estão lotadas’

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, manda resposta direta ao presidente Jair Bolsonaro

Por: Redação

Após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que minimizou a pandemia do coronavírus, chamando-a de “gripezinha“, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), mandou uma resposta direta a ele.

Segundo respondeu a UOL, o diretor africano disse: “Em muitos países, as UTIs estão lotadas e essa é uma doença muito séria“, disse, desautorizando o presidente.

Pouco antes desta fala de Tedros, Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, fez um apelo, pedindo que as autoridades do mundo inteiro, tenham em conta que o coronavírus é uma ameaça para “toda a humanidade“.

tedros
Crédito: ONU/Elma OkicTedros desautoriza Bolsonaro

O próprio Tedros disse, poucas semanas atrás, que ter a percepção de que coronavírus mata somente idosos, é desconexo com a realidade e significa “falência moral”  da sociedade. Maria van Kerkhove, uma das diretoras técnicas da OMS, reforçou nesta quarta-feira que as crianças também são “vulneráveis“, tanto que casos graves foram registrados entre os jovens.

Outros técnicos internacionais também consultados pelo UOL preocupam-se com a fala de Bolsonaro que vai na contramão da tentativa da OMS de conscientizar as pessoas de que a covid-19 é uma doença séria e precisa ser tratada como tal. Michael Ryan, chefe de operações da OMS chegou a dizer “acordem!” aos governos.

A fala do presidente ontem foi condenada por governadores, secretários de saúde, pelas sociedades de saúde brasileiras, o general Edson Pujol comandante do Exército, celebridades e políticos e chocou não só muitos brasileiros, mas autoridades do mundo todo, preocupadas com o destino da população brasileira.



Coronavírus

A covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

Coronavírus no Brasil

Nesta quarta-feira, 25 os números de casos confirmados do novo coronavírus apontam 2.201 pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19 e 46 mortes. O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul. Também há casos no DF, Pernambuco e Alagoas.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
  • Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Manter o ambiente ventilado;
  • Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos

1
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
2
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
3
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
4
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
5
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
6
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
7
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
8
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …