Comer alimentos ricos em flavonol fará você viver mais, diz estudo
O flavonol presente em certos alimentos pode reduzir a mortalidade por várias doenças; veja os benefícios
Um estudo recente, publicado na revista científica Scientific Reports, identificou que vários alimentos e bebidas ricos em flavonol podem ter um papel crucial na longevidade.
Além disso, esses alimentos também podem ajudar na redução das taxas de mortalidade por doenças como Alzheimer, cancro e doenças cardiovasculares.
Quando ajustados para fatores como idade e sexo, resultados sugerem que maiores ingestões deste composto estão associadas a menores taxas de mortalidade.
- USP abre 1,5 mil vagas para ingresso com a nota do Enem
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Estudo revela 6 frutas que ajudam no ganho de massa muscular
- Estes alimentos e tratamentos funcionam bastante contra a queda de cabelo
Os flavonol e seus benefícios para a saúde
Os flavonol são um tipo de flavonoides, compostos polifenólicos biologicamente ativos, normalmente encontrados em vários alimentos de origem vegetal.
A ciência já reconhece há algum tempo que estes compostos proporcionam uma série de benefícios para a saúde, incluindo aumento do fluxo sanguíneo e redução da inflamação, do estresse oxidativo e da pressão arterial.
O estudo e suas descobertas
A pesquisa utilizou um banco de dados da Pesquisa de Saúde e Nutrição, com informações de mais de 11.000 indivíduos com 20 anos ou mais. Foram analisados a relação entre a ingestão de flavonoides e o risco de mortalidade por diversas causas.
Os resultados mostraram que participantes com maior ingestão total de flavonoides tendiam a ser mais jovens e apresentavam histórico de doenças como diabetes, hipertensão, hiperlipidemia, insuficiência cardíaca congestiva, doença coronariana, angina, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Mais ainda, a pesquisa mostrou que o aumento da ingestão total de flavonoides resultou numa redução da mortalidade por todas essas doenças, incluindo Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares.
Então, diante desses resultados promissores, fica a questão de onde encontrar os principais flavonóis, como quercetina e kaempferol.
Afinal, quais alimentos são ricos em flavonol?
- Cebola
- Frutas vermelhas;
- Chás, como o chá verde e preto;
- Couve;
- Feijão;
- Espinafre;
- Brócolis;
- Tomate;
- Vinho;
- Laranja.
Convém destacar, por fim, que o consumo de alimentos ricos em flavonol deve ser acompanhado por um estilo de vida saudável e exercícios regulares para um efeito mais benéfico para a saúde.
Além disso, recorra sempre a um profissional da saúde para orientações nutricionais personalizadas. Pois adotar dietas sem orientação adequada pode resultar em desequilíbrios nutricionais e problemas de saúde.