Comer este vegetal vai aumentar seu rendimento na academia
Não está indo bem nos treinos da academia? Enfrente o baixo desempenho com a ajuda deste vegetal; veja os benefícios
Para muitas pessoas, alcançar o objetivo desejado na academia pode ser uma tarefa difícil, mas e se houvesse um vegetal para melhorar seus treinos?
A hortaliça poderosa, repleta de benefícios para o corpo e, especialmente, para elevar o rendimento físico, pode ajudar nisso.
Beterraba melhora o desempenho na academia
A beterraba é rica em vitamina A, betalaína, carotenoides e flavonoides, todos potentes antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres, protegendo as células saudáveis e prevenindo doenças crônicas, incluindo o câncer.
A beterraba também é uma aliada dos atletas quando se trata de óxido nítrico. A substância é responsável por relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e ajudando a controlar a pressão arterial.
Com o fluxo sanguíneo aprimorado, mais nutrientes alcançam os músculos, resultando em melhor rendimento durante os treinos, pois reduz a fadiga.
O pico da concentração de óxido nítrico no sangue começa entre uma e duas horas após a ingestão. Por isso, a beterraba é uma boa opção para pré-treino, potencializando a entrega de nutrientes e melhorando a resistência muscular.
Outros benefícios para a saúde
Além de otimizar o desempenho na academia, a beterraba traz uma série de outros benefícios para a saúde. Os antioxidantes ajudam na proteção contra diversas doenças crônicas, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo inflamações.
Além disso, o vegetal ainda é benéfico para:
- reduzir a pressão arterial;
- prevenir e a combater a anemia;
- preservar a saúde dos músculos;
- proteger o sistema nervoso e o coração;
- prevenir o envelhecimento precoce.
Como consumir beterraba?
A beterraba é versátil e pode ser consumida de várias maneiras, seja ela crua ou cozida. O vegetal pode acompanhar saladas, sucos, patês, sopas e bolos.
Falando em academia, o suco de beterraba, inclusive, é uma ótima opção para o pré-treino. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que essa bebida pode aumentar a resistência e fazer com que as pessoas melhorem o desempenho em até 16%.
Ah, e não jogue fora as folhas da beterraba! Elas também são comestíveis e podem ser utilizadas em refogados, omeletes, sopas e panquecas, trazendo ainda mais nutrientes para sua dieta.
Contraindicações
Apesar dos inúmeros benefícios, a beterraba crua possui altas quantidades de ácido oxálico, que pode favorecer a formação de pedras nos rins se consumido em excesso.
Mantenha a ingestão diária abaixo de 50 mg de ácido oxálico, equivalente a uma colher de sopa de beterraba crua.
Vale destacar que, para uma orientação personalizada, é importante procurar por um atendimento especializado com nutricionista.