Últimas notícias:

Loading...

Mãe confundiu sinais de hepatite da filha com prisão de ventre

O atual surto de hepatite aguda infantil já conta pelo menos 228 casos em mais de 20 países

Por: Redação

Uma mulher do Texas, Estados Unidos, está alertando sobre os sinais de hepatite que a filha apresentou no início da infecção. Segundo ela, a menina de 2 anos teve sintomas leves que foram gradualmente aumentando.

“Uma tosse aleatória no meio da noite. Então ela vomitou. Achamos que o vômito tinha sido desencadeado pela tosse, seguida de alguma dor abdominal que pensamos estar relacionada à constipação”, contou a mulher identificada como Elizabeth a um canal de TV dos EUA.

hepatite
Crédito: Reprodução/YouTube/KsatSintomas de hepatite em criança de 2 anos foram aumentando gradualmente

Depois disso, a criança apresentou urina escura, que ela pensou estar relacionada à falta de água.

Só na terceira semana, após a filha iniciar com diarreia e icterícia (condição que deixa a pele e os olho com coloração amarela) foi que a menina foi levado ao hospital.

Segundo a mulher, os médicos realizaram vários exames que constaram além da hepatite, a presença de adenovírus, que tem sido apontado como provável causa da doença que está afetando crianças no mundo.

O adenovírus é um tipo de vírus que pode provocar uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia , diarreia e conjuntivite.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que esse adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.

Embora esse vírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

adenovírus
Crédito: Wildpixel/istockAdenovírus do tipo 41 está sendo estudado como a provável causa dos casos de hepatite

A filha de Elizabeth segue internada em recuperação. Os médicos chegaram a cogitar transplante, mas a menina tem apresentado melhora.

“Não quero que ninguém espere três semanas como eu fiz antes de levar minha filha ao médico, pensando que era prisão de ventre, pensando em todas essas outras coisas”, disse a mulher.

Casos em mais de 20 países

O atual surto de hepatite já conta pelo menos 228 casos em mais de 20 países. Outras 50 suspeita estão em investigação.

A maioria dos casos foi registrada na Europa, principalmente no Reino Unido, onde surgiram os primeiros relatos.

Não houve nenhuma confirmação no Brasil ainda. Na América Latina, somente a Argentina confirmou um caso em um menino de 8 anos.

A doença tem afetado crianças com idades entre um mês e 16 anos, especialmente menores de 10 anos.

Sintomas

Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, que foi observado na maioria do pacientes afetados, de acordo com a OMS.

Muitas crianças também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. A maioria dos casos não teve febre, segundo a agência de saúde da ONU.

Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações. Esses sintomas, no entanto, não foram muito relatados.

Compartilhe:

Tags: #Doença