Covid-19 pega carona com baixo isolamento e avança em interior de SP

O ritmo de crescimento no interior e no litoral é quatro vezes maior do que na região metropolitana

Para quem não vê problemas em furar o isolamento social, aqui mais mais um sinal de alerta: enquanto a taxa de isolamento social no estado de São Paulo cai, o contágio do novo coronavírus só aumenta no interior e no litoral paulista, segundo um levantamento divulgado pelo governo estadual. O ritmo de crescimento da covid-19 é quatro vezes maior do que na região metropolitana.

Trecho da av. Ipiranga em 27 de abril vazia com o isolamento social necessário para conter o coronavírus
Créditos: Djalma Vassão/FotosPúblicas
Trecho da av. Ipiranga em 27 de abril vazia com o isolamento social necessário para conter o coronavírus

Os dados foram coletados em abril com a Secretaria Estadual da Saúde e o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP).

São Paulo é o estado com o maior número de casos no país, 31.772, e de mortes por covid-19, 2.627.

Segundo a análise, o vírus, que estava restrito à região metropolitana de São Paulo até o meio de março, avançou pelo interior e litoral e, em menos de 45 dias, chegou a todas as regiões do estado. Em 17 de março, apenas nove cidades da região metropolitana apresentavam casos e somente a capital registrava mortes por covid-19.

Coronavírus: Uso de máscara será obrigatório em todo estado de SP

‘Relaxar o isolamento é técnica assassina’, diz infectologista

Os números mais recentes apontam que a doença já se espalhou por todo o território paulista, com casos confirmados em 332 municípios (51,5% dos 645 do estado) e mortes registradas em 150 cidades. Destes 332 municípios com casos, 293 estão no interior/litoral (88%) e das 150 cidades com óbito, 114 são do interior/litoral (76%).



“O isolamento social é apontado por médicos e especialistas como o recurso mais eficaz para enfrentar o novo coronavírus. É fundamental que a taxa de isolamento siga crescente para que continuemos a ter sucesso na estratégia de combate à doença [covid-19], principalmente neste momento de franca aceleração da curva de contágio”, afirma Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado.

Crescimento da covid-19

Apesar do número absoluto de infectados ainda se concentrar na área metropolitana, o contágio cresce proporcionalmente a um ritmo quatro vezes mais rápido no interior e no litoral de São Paulo do que na região metropolitana.

No período de 3 de abril a 1º de maio, o número de casos registrados cresceu 2.532% no interior (de 167 casos para 4.397), enquanto que na região metropolitana o crescimento foi de 625% (de 3.352 para 24.301).

De 15 a 30 de abril, as regiões do interior e litoral paulista que apresentaram maior aumento no número de casos foram Itapeva (1125% – de 4 para 49 casos), Registro (546% – de 13 para 84 casos) e Barretos (475% – de 12 para 69 casos).

Créditos: Djalma Vassão/FotosPúblicas