Dieta que fez Joaquin Phoenix perder 23 kg o afetou psicologicamente

Ator de 'Coringa' conta como a severa perda de peso mexeu com sua saúde mental e expôs a gravidade dos transtornos alimentares

Por: Redação Comunicar erro

Para viver o vilão Coringa nos cinemas, o ator Joaquin Phoenix, de 44 anos, emagreceu 23 kg. Na época que antecedeu o início das gravações, muita gente chegou a especular a dieta do ator e surgiram boatos de que ele estaria comendo apenas uma maçã por dia. O que foi desmentido rapidamente pelo artista.

Phoenix, que ficou durante quatro meses seguindo uma alimentação restrita, afirmou que comia, entre outras coisas, verduras, legumes e peixe. Tudo com a supervisão de um médico. Porém, o ator relatou em diversas entrevistas que acredita que a severa perda de peso tenha prejudicado sua saúde psicológica.

joaquin phoenix antes e depois
Crédito: Reprodução/InstagramJoaquin Phoenix perdeu 23 kg para viver ‘Coriga’ nos cinemas

Ele conta ter desenvolvido um distúrbio, que o tornou obsessivo por comida, fazendo com que ele evitasse eventos sociais e interações e deixando-o fatigado demais para realizar tarefas simples, como subir escadas.

Por razões de segurança e para não incentivar outras pessoas a seguirem a mesma dieta, o ator não compartilhou o método exato que usou para emagrecer.

Perder peso tão rapidamente quase sempre é prejudicial

Os sentimentos relatados de Phoenix, como fadiga, isolamento social e obsessão por comida e peso são sintomas típicos de transtornos alimentares. Qualquer pessoa com sintomas semelhantes deve procurar ajuda imediatamente antes que o problema se torne crônico.

Atitudes como se pesar frequentemente ou ter uma resposta emocional forte ao que está vendo no espelho podem ser sinais de alerta.

De acordo com a nutricionista Marcela Kotait, especialista em Transtorno Alimentar, do Ambulatório de Anorexia Nervosa do AMBULIM do Hospital das Clínicas de São Paulo e colunista da Catraca Livre, os distúrbios alimentares são bem democráticos. “Homens e mulheres, meninos e meninas, ricos e pobres, gordos e magros. Todos, sem exceção, podem estar sujeitos a eles”, explica.

Ela também afirma que a doença não é questão de escolha. “Assim como outras doenças psiquiátricas, como a depressão e o transtorno de ansiedade, por exemplo, os transtornos alimentares não dependem da simples escolha daqueles que os possuem. É preciso recorrer a um tratamento especializado”, completa.

Confira no trailer abaixo como Joaquin Phoenix ficou para viver o Coringa:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …