Estas 5 dicas vão te ajudar a dormir melhor neste calor intenso

Entenda como o calor extremo pode afetar a qualidade do seu sono e aprenda dicas valiosas para dormir melhor

Como dormir melhor no calor?
Créditos: iStock/rustycanuck
Como dormir melhor no calor?

A semana tem sido dominada por uma nova onda de calor extremo em diversos estados do Brasil, que parece continuar avançando, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 16.

A elevação da temperatura está causando diversos desconfortos, dentre eles, sinais de distúrbios do sono, que aumentam na mesma proporção em que os termômetros marcam graus mais altos.

Por que as pessoas dormem mal no calor?

De acordo com um estudo realizado na Holanda, foi verificado que a incidência de distúrbios do sono cresce cerca de 11% com cada acréscimo de 1°C na temperatura ambiente. Em locais fechados, essa porcentagem pula para 24%.

A explicação reside basicamente no mecanismo de funcionamento do corpo. Para um sono pleno e reparador, é necessário que a temperatura corporal abaixe um pouco no momento em que a pessoa adormece.

Em situações de calor intenso, o corpo encontra mais dificuldade para regulagem da temperatura interna. Isso acontece porque o organismo possui um recurso natural que causa essa queda, habitualmente ao decorrer da tarde e à noite, que se vê comprometido com o aumento térmico externo.

Acompanhe as dicas para driblar distúrbios do sono
Créditos: iStock/Antonio_Diaz
Acompanhe as dicas para driblar distúrbios do sono

Como melhorar o sono em dias de calor?

Ainda que não haja a definição de uma temperatura exata para induzir o sono, existem algumas estratégias para colocar em prática e amenizar o impacto do calor, proporcionando noites de sono mais tranquilas. Abaixo, acompanhe as dicas:

  1. Tomar um banho frio pode ser benéfico, por auxiliar na diminuição da temperatura corporal.
  2. Beber água fria antes de deitar ajuda na hidratação do corpo e amplia a sensação de frescor.
  3. Manter as janelas abertas durante a noite facilita a circulação do ar. O uso de ar-condicionado ou ventilador também contribui para minimizar o calor no ambiente. Além disso, é importante manter o ambiente umidificado, especialmente em dias de alta temperatura.
  4. Escolher vestimentas leves para dormir.
  5. Evitar a prática de exercícios físicos no período noturno por fim.

Seguindo esses passos, é possível amenizar o efeito desagradável do calor e garantir noites de sono revigorantes.