Isolamento social reduz velocidade de contágio do coronavírus no Rio
Velocidade de contágio que chegou a 0,3 na cidade, agora está em 0,04
As medidas de isolamento estão surtindo efeito na cidade do Rio de Janeiro. Dados da prefeitura, divulgados neste sábado, 16, mostram que curva de velocidade de contágio do novo coronavírus (covid-19) está praticamente estagnada desde o dia 26 de abril.
Antes disso, no fim de março, a velocidade de aceleração de contágio chegou a ser 7 vezes maior. As informações são da Agência Brasil.
“As medidas estão dando certo. A gente só precisa fazer mais o mesmo, prolongar as nossas medidas, respeitar as medidas, para que a gente volte às atividades”, disse o prefeito Marcelo Crivella.
- Conheça os benefícios da maçã para reduzir açúcar no sangue
- Covid-19: governo reduz tempo de quarentena para 7 dias
- França identifica nova variante do coronavírus com 46 mutações
- Governo agora diz vacina para crianças chega no fim de janeiro
No Rio de Janeiro, as medidas de isolamento social incluem o fechamento de cinemas e teatros, a suspensão das aulas e o bloqueio em determinados bairros, para evitar aglomeração.
A velocidade de contágio que chegou a 0,3 na cidade, agora está em 0,04. Segundo Crivella, quando essa velocidade chegar a 0,01 ou for zerada será possível retomar as atividades.
A velocidade de contágio mede quantas pessoas uma pessoa infectada pelo vírus contamina outras. Sem medidas de isolamento, essa pessoa transmite o vírus a mais pessoas, acelerando o contágio. Ficando mais tempo em casa e tomando os devidos cuidados de higiene, essa velocidade é reduzida e menos pessoas são contaminadas.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- 4 dicas essenciais para um bom home office
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 coisas para fazer quando a ansiedade bater
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
O prefeito Marcelo Crivella enfatizou, no entanto, que a queda agora é mais difícil e chegou a comparar o processo com um regime.
“Perder os primeiros 20 kg é fácil, mas para os últimos 10 kg, a luta é grande”, diz. Por isso, as medidas de isolamento social são ainda fundamentais, de acordo com ele.
Prazos prorrogados
Ontem, o prefeito prorrogou as medidas para o enfrentamento da pandemia. O decreto prorroga até 31 de maio o fechamento das escolas municipais.
A medida mantém suspensas, até 2 de junho, as consultas ambulatoriais agendadas através do Sistema Nacional de Regulação.