Conheça o cachorro terapeuta que ajuda médicos da linha de frente

Cãozinho alivia a rotina estressante de equipes de um hospital da Cidade do México durante a pandemia

Por: Redação

Se para quem está confinado em casa, o momento em que estamos vivendo já é desgastante, imagine para está na linha de frente. Estresse, medo e, muitas vezes, pânico. No México, um cachorro treinado para ser terapeuta está ajudando as equipes de médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

O nome do cãozinho é Harley, mas, segundo jornais locais, tem sido chamado de El Tuerto (o caolho, em português) por conta de sua deficiência visual. Ele faz parte do serviço de psiquiatria e neuropsicologia do Centro Médico Nacional 20 de Noviembre, da Cidade do México, onde atua como terapeuta de humanos.

A função de El Tuerto, durante a pandemia, é aliviar o estresse da equipe e evitar que os profissionais sofram de síndrome burnout, doença caracterizada por exaustão emocional, física e baixa auto-estima. E para isso, percorre os corredores do hospital devidamente equipado, com botas, óculos e roupa especial de proteção.

cachorro com médicos
Crédito: Reprodução/FacebookA missão do El Tuerto é aliviar a tensão e estresse dos médicos e enfermeiros
cachorro terapeuta com os médicos
Crédito: Reprodução/TwitterCãozinho percorre o hospital e ganha afagos por onde passa

Ao cruzar o caminho de alguns dos profissionais, o cãozinho os ajuda a vivenciar momentos de distração e alegria, dando uma trégua à tensão.

Veja o como é a rotina de Harley no vídeo abaixo, publicado em sua página no Facebook:

Posted by Harley "El Tuerto" on Saturday, May 16, 2020

Posted by Harley "El Tuerto" on Friday, May 8, 2020


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento: