Médicos atendem online e de graça pessoas com suspeita de coronavírus

A ideia é que pessoas com sintomas, sem convênio médico, possam passar por consulta sem sair de casa

Por: Redação

Pode ser que você já tenha recebido em seu WhatsApp uma mensagem que orienta quem estiver com os sintomas do novo coronavírus a acessar uma plataforma online chamada Missão Covid que conecta médicos a pacientes.

O serviço é real, gratuito, funciona mesmo e tem ajudado muitas pessoas a tirarem dúvidas se aquela dor de garganta ou tosse são sinais de covid-19 ou não. A ideia é fazer com essas pessoas recebam orientações corretas sem a necessidade sair de casa.

mensagem whatsapp
Crédito: Reprodução/WhatsAppMensagem circula no WhatsApp

Ao fazer um cadastro simples e rápido pela internet, o paciente já tem acesso a um dos centenas de médicos voluntários por meio de uma videochamada. Apesar do atendimento a distância e da ausência de testes, em um primeiro momento, os médicos conseguem fazer uma avaliação dos pacientes e orientá-los sobre o que fazer.

Em três semanas da criação do serviço, já foram realizadas 10 mil consultas, e 10,8% desses pacientes, com sintomas mais graves, receberam orientação de buscar uma unidade de saúde.

Além dos atendimentos, os médicos do Missão Covid publicam conteúdo com orientações sobre como prevenir do novo coronavírus.

Outro serviço parecido, também gratuito, é o plantão da startup BoaConsulta (acesse aqui). Por lá, médicos fazem atendimento das 8 às 12h e das 14 às 18h, em dias úteis. A consulta também se dá por meio de videochamada. Esse serviço vai valer até pelo menos o final do mês de abril.