Mulher dá à luz em hospital sem saber que estava grávida

Com queixas de dores, mulher descobriu estar grávida horas antes de dar à luz

Por: Redação Comunicar erro
bebê nascendo
Crédito: divulgação/Prefeitura de SorocabaMãe e bebê passam bem

Uma jovem de 20 anos que não sabia que estava grávida deu à luz no sábado em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com o hospital, ela procurou atendimento com queixas de dores abdominais e na lombar.

Sem saber da condição da mulher, a equipe a encaminhou para a sala de medicações e solicitou alguns exames, mas ao ser medicada, ela começou a ter contrações. A mãe da jovem negou que a filha estivesse grávida ou com a menstruação atrasada.

A gestação só foi confirmada após os médicos ouvirem os batimentos cardíacos do bebê usando um aparelho sonar cardiofetal.

De acordo com a prefeitura da cidade que administra a unidade hospitalar, a jovem foi encaminhada para a sala de emergência e o parto normal foi feito. A mãe e o bebê, um menino, passam bem.

Gravidez silenciosa

Casos de mulheres que dão à luz sem saber que estavam grávidas são perfeitamente possíveis e pode acometer 1 em cada 500 gestantes, de acordo com um estudo sérvio publicado pela revista Medicinski Pregled. A condição, que recebe o nome de gravidez silenciosa, é mais comum em mulheres com sobrepeso e que possuem síndrome de ovários policísticos.

Alguns casos também estão associados a períodos de estresse, o que faz com que as mulheres não percebam os sinais comuns da gravidez. Muitas, por sofrerem com menstruação irregular, não dão atenção aos atrasos.

A situação é preocupante porque uma gravidez sem o acompanhamento médico envolve vários riscos, como  malformações, abortamentos e parto prematuro.

Além disso, a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …