Mulher dá à luz em hospital sem saber que estava grávida

Com queixas de dores, mulher descobriu estar grávida horas antes de dar à luz

Por: Redação
bebê nascendo
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SorocabaMãe e bebê passam bem

Uma jovem de 20 anos que não sabia que estava grávida deu à luz no sábado em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com o hospital, ela procurou atendimento com queixas de dores abdominais e na lombar.

Sem saber da condição da mulher, a equipe a encaminhou para a sala de medicações e solicitou alguns exames, mas ao ser medicada, ela começou a ter contrações. A mãe da jovem negou que a filha estivesse grávida ou com a menstruação atrasada.

A gestação só foi confirmada após os médicos ouvirem os batimentos cardíacos do bebê usando um aparelho sonar cardiofetal.

De acordo com a prefeitura da cidade que administra a unidade hospitalar, a jovem foi encaminhada para a sala de emergência e o parto normal foi feito. A mãe e o bebê, um menino, passam bem.

Gravidez silenciosa

Casos de mulheres que dão à luz sem saber que estavam grávidas são perfeitamente possíveis e pode acometer 1 em cada 500 gestantes, de acordo com um estudo sérvio publicado pela revista Medicinski Pregled. A condição, que recebe o nome de gravidez silenciosa, é mais comum em mulheres com sobrepeso e que possuem síndrome de ovários policísticos.

Alguns casos também estão associados a períodos de estresse, o que faz com que as mulheres não percebam os sinais comuns da gravidez. Muitas, por sofrerem com menstruação irregular, não dão atenção aos atrasos.

A situação é preocupante porque uma gravidez sem o acompanhamento médico envolve vários riscos, como  malformações, abortamentos e parto prematuro.

Além disso, a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais.

Compartilhe: