Mulher dá à luz em hospital sem saber que estava grávida

Com queixas de dores, mulher descobriu estar grávida horas antes de dar à luz

Por: Redação | Comunicar erro
bebê nascendo
Crédito: divulgação/Prefeitura de SorocabaMãe e bebê passam bem

Uma jovem de 20 anos que não sabia que estava grávida deu à luz no sábado em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com o hospital, ela procurou atendimento com queixas de dores abdominais e na lombar.

Sem saber da condição da mulher, a equipe a encaminhou para a sala de medicações e solicitou alguns exames, mas ao ser medicada, ela começou a ter contrações. A mãe da jovem negou que a filha estivesse grávida ou com a menstruação atrasada.

A gestação só foi confirmada após os médicos ouvirem os batimentos cardíacos do bebê usando um aparelho sonar cardiofetal.

De acordo com a prefeitura da cidade que administra a unidade hospitalar, a jovem foi encaminhada para a sala de emergência e o parto normal foi feito. A mãe e o bebê, um menino, passam bem.

Gravidez silenciosa

Casos de mulheres que dão à luz sem saber que estavam grávidas são perfeitamente possíveis e pode acometer 1 em cada 500 gestantes, de acordo com um estudo sérvia publicado pela revista Medicinski Pregled. A condição, que recebe o nome de gravidez silenciosa, é mais comum em mulheres com sobrepeso e que possuem síndrome de ovários policísticos.

Alguns casos também estão associados a períodos de estresse, o que faz com que as mulheres não percebam os sinais comuns da gravidez. Muitas, por sofrerem com menstruação irregular, não dão atenção aos atrasos.

A situação é preocupante porque uma gravidez sem o acompanhamento médico envolve vários riscos, como  malformações, abortamentos e parto prematuro.

Além disso, a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
2
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
3
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
4
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
5
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
6
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
7
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
8
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …