Os sinais de Alzheimer que quase ninguém conhece
Mudanças no comportamento, nos hábitos alimentares e até na percepção visual podem ser sinais da doença
A doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a perda de memória seja o sintoma mais conhecido, existem vários outros sinais menos evidentes que muitas pessoas não conhecem e, portanto, passam despercebidos.
Sinais de Alzheimer menos conhecidos
Mudanças no humor e comportamento
Muitas pessoas associam a doença de Alzheimer à perda de memória, mas mudanças no humor e no comportamento também são sinais precoces. Esses sintomas podem incluir depressão, ansiedade, agressividade e irritabilidade.
Mudança nos hábitos alimentares
Com a progressão da doença, pode haver uma perda de interesse por alimentos que antes eram favoritos, especialmente aqueles com sabores mais complexos.
Isso pode levar a uma alimentação mais simples e monotemática, na qual os alimentos doces, que são de fácil aceitação, passam a ser mais consumidos.
Desejo por doce
Conforme o Alzheimer progride, a doença pode afetar as áreas do cérebro responsáveis pelo paladar e olfato. Isso pode fazer com que os sabores mais sutis sejam menos percebidos, levando a uma preferência por alimentos com sabores mais intensos, como os doces.
Isso também pode ter relação com o sistema de compensação e prazer. Acontece que o Alzheimer danifica partes do cérebro envolvidas com a regulação das emoções e do prazer, como o sistema límbico e o córtex pré-frontal.
Como resultado, as pessoas podem buscar alimentos doces como uma forma de obter uma sensação de prazer ou conforto. O açúcar é conhecido por ativar o sistema de recompensa no cérebro, liberando dopamina, o que pode explicar por que pacientes com Alzheimer desenvolvem um desejo por doces.
Alterações na visão e percepção espacial
A deterioração da percepção visual é um sintoma menos reconhecido do Alzheimer. A pessoa passa a ter dificuldade em ler, mesmo que a visão esteja intacta, também tem dificuldade em avaliar distâncias, o que pode afetar a capacidade de dirigir ou realizar tarefas que exigem precisão.
Orientação médica
Em caso de perceber qualquer um desses sinais ou sintomas em você ou em pessoas próximas e necessário procurar atendimento médico para avaliação e diagnóstico.