Pesquisas revelam benefícios da pera contra o câncer

O efeito protetor é atribuído ao antioxidante antocianina

Embora não exista uma abordagem única para o tratamento do câncer, o consumo de alimentos vegetais tem se mostrado promissor no combate às células cancerígenas. Algumas pesquisas relataram os efeitos benéficos das peras contra vários tipos da doença.

As peras fornecem uma riqueza de compostos vegetais benéficos, como as catequinas.

Esses poderosos antioxidantes têm um efeito redutor na pressão sanguínea, melhoram a saúde dos vasos sanguíneos e reduzem o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Mas estudos mostram que eles também podem proteger contra câncer colorretal e de pulmão.

Pesquisas associam a pera a um menor risco de desenvolver certos tipos de câncer
Créditos: AnnekeDeBlok/istock
Pesquisas associam a pera a um menor risco de desenvolver certos tipos de câncer

Em 2007, um estudo com mais de 478.000 pessoas mostrou que uma maior ingestão de maçãs e peras estava associada a um menor risco de desenvolver câncer de pulmão.

Em um artigo publicado no International Journal of Cancer, os autores do estudo observaram que a incidência de câncer diminuiu com o maior consumo de maçãs e peras, bem como vegetais de raiz.

“Os resultados desta avaliação acrescentam evidências de uma associação inversa significativa entre o consumo de vegetais e a incidência de câncer de pulmão em fumantes”, diz o estudo.

Esses efeitos protetores também foram frutos do antioxidante antocianina, que é conhecido por dificultar a formação e o crescimento do tumor.

O mesmo benéfico também pode ser estendido para a saúde do cólon, pois a pesquisa mostrou que o composto é altamente eficaz em desacelerar o crescimento de células cancerígenas dentro do trato digestivo.

Além do mais, a vitamina C na fruta combate os radicais livres que colocam as células sob estresse oxidativo e abrem caminho para doenças crônicas.

Sintomas de câncer

Como existem vários tipos de câncer, é difícil generalizar, mas os sinais de alerta para a maioria incluem perda de peso, cansaço e dor inexplicável.

Nódulos persistentes são outro sinal bem conhecido que pode estar localizado na axila, estômago, virilha, tórax ou testículo.

É claro que muitas outras condições podem ser a causa para esses sinais. Ao notar qualquer mudança no corpo ou na saúde de forma geral, é preciso consultar um médico para o diagnóstico preciso.