Últimas notícias:

Loading...

Pronto-socorro de SP bate recorde de atendimentos por conta da Ômicron

Casos de covid-19 já superam os de influenza H3N2 no HCor

Por: Redação

A variante Ômicron, que tem levado a uma explosão de casos de covid-19 no Brasil e no mundo, fez o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, bater o recorde de atendimentos no seu pronto-socorro na última terça-feira, 4.

No total, foram atendidos 388 pacientes, sendo que 252 apresentavam síndrome gripal, causada na maioria dos casos pelo coronavírus.

pronto-socorro
Crédito: Sneksy/istockPronto-socorro do HCor, em São Paulo, bate recorde de atendimentos

Em nota à CNN, a assessoria do hospital explicou que houve uma inversão no perfil epidemiológico do hospital.

“Em 22 de dezembro, o cenário apontava a Influenza H3N2 como responsável por cerca de 40% dos atendimentos, enquanto a covid-19 se mantinha abaixo dos 10%. Agora, o índice de covid-19 está acima de 40%, já a Influenza H3N2 está variando de 8% a 13% nas coletas dos últimos 3 dias”, informou a nota.

Ainda segundo a reportagem,  em uma semana, também houve um salto de internações no hospital de 275%. Em 29 de dezembro, o HCor tinha oito pessoas internadas com infecção pelo coronavírus. Já na quarta, 5, o número era de 22 pessoas.

Sintomas da Ômicron

Entre os sintomas associados à Ômicron estão coriza, dor de cabeça, espirros dor de garganta, além de mal-estar e cansaço.

Uma análise do aplicativo ZOE Covid também observou relatos de enjoo e perda de apetite, em especial entre infectados que já estavam totalmente vacinados ou que haviam recebido o reforço. Esses dois sintomas, no entanto, foram apresentados em menor proporção.

Qualquer pessoa que possa ter sido exposta a alguém com covid-19 deve fazer o teste de antígeno, laboratorial ou rápido cinco dias após a exposição ou assim que os sintomas aparecerem.

Se ocorrerem sintomas, o recomendável é entrar em quarentena imediatamente até que um teste descarte a doença.

Vai sair de casa? Considere usar uma máscara mais segura. A PFF2 pode ser encontrada em farmácias e em lojas de materiais de construção. Ela é indicada para ambientes fechados com pouca ventilação, possui um filtro eficiente para retenção de partículas contaminadas, os chamados aerossóis, que podem ficar suspensos no ar por horas. 

Veja mais detalhes de como usar a máscara PFF2 neste link. 

Compartilhe: