Últimas notícias:

Loading...

Santa Catarina investiga suspeita de hepatite misteriosa em criança

Casos de hepatite aguda em crianças já foram confirmados em mais de 20 países

Por: Redação

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, tem um caso suspeito de hepatite grave em investigação. A Secretaria de Estado da Saúde informou que trata-se de uma criança de 7 anos de idade que deu entrada no hospital no dia 4 de maio.

O menino apresentava quadro de hepatite aguda, caracterizado por icterícia (pele e olhos amarelados), náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

hepstite
Crédito: IstockSanta Catarina investiga caso suspeito de hepatite de origem misteriosa

Um  exame laboratorial apontou para aumento das transaminases (enzimas hepáticas). O paciente recebeu atendimento e após apresentar melhora, recebeu alta médica.

O caso foi notificado ao Ministério da Saúde. A  Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) informou que continuará investigando o caso juntamente com o município de Itajaí e o Hospital Pequeno Anjo, onde a criança foi atendida.

Surto de hepatite

Os casos de hepatite de origem desconhecida em crianças já foram registrados em mais de 20 países. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga sete suspeitas.

O surto foi relatado pela primeira vez por autoridades de saúde do Reino Unido no início de abril e, pouco tempo depois, mais casos foram conhecidos na Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em em 1º de maio, pelo menos 17 crianças precisaram de transplante de fígado desde o início do surto.

hepatite
Crédito: Jarun011/istockCasos de hepatite misteriosa já foram confirmados em mais de 20 países

Todos os pacientes relatados têm menos de 10 anos, e muitos têm menos de 5 anos. As crianças não estão testando positivo para os vírus típicos da hepatite — A, B, C, D ou E, o que aumenta o mistério.

Os médicos descobriram que algumas das crianças diagnosticadas com a doença misteriosa testaram positivo para um tipo específico de infecção por adenovírus: adenovírus 41F.

Esse vírus causa uma infecção comum em crianças, com sintomas respiratórios,  diarreia e vômito, porém não é conhecido por estar associado à hepatite.

A OMS priorizou as investigações do surto e disse que essa é  uma questão “muito urgente”.

Compartilhe:

Tags: #Doença