Últimas notícias:

Loading...

Primeiro caso suspeito de hepatite no Brasil é de criança de 3 anos

O Ministério da Saúde investiga sete casos no total. Mais de 20 países já confirmaram a doença em crianças

Por: Redação

Há uma semana, foi notificado o primeiro caso suspeito da hepatite de causa desconhecida em criança no Brasil. De acordo com apuração do jornal O GLOBO, em comunicado, o Ministério da Saúde afirmou que o registro ocorreu em Niterói, no Rio de Janeiro. O caso ainda em investigação é de um menino de 3 anos.

Ao todo, o país investiga 7 casos suspeitos da doença. Uma das crianças precisou realizar um transplante de fígado.

Os sintomas apresentados pelos pacientes incluem icterícia (coloração amarelada da pele e da parte branca dos olhos), diarreia e febre.

hepatite
Crédito: Getty Images/iStockphotoBrasil tem sete casos suspeitos de hepatite em investigação; o primeiro caso notificado é de uma criança de 3 anos

Surto em mais de 20 países

Os casos de hepatite de origem misteriosa começaram no Reino Unido e logo se espalharam para mais de 20 países. Até 1º de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizava 228 confirmações de hepatite pediátrica de origem desconhecida e mais de 50 casos em investigação.

Pelo menos 18 das crianças precisaram de transplantes de fígado e pelo menos uma morreu, segundo a OMS.

Na quinta-feira, 5, a Argentina confirmou o primeiro caso da América Latina, em uma criança de 8 anos.

Causas investigadas

A hepatite aguda em crianças pequenas previamente saudáveis ​​é rara e o que chama atenção é que os vírus típicos que causam a doença não foram detectados em nenhum caso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a situação como uma questão “muito urgente” e disse que está dando “prioridade absoluta” a isso.

A hipótese mais forte até agora é que a doença esteja sendo causada por um tipo de adenovírus, o 41F, que provoca uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia, diarreia e conjuntivite.

Esse vírus, segundo a OMS, foi detectado em pelo menos 74 crianças com a doença.

Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis.

hepatite
Crédito: JuSun/istockAdenovírus do tipo 41 é investigado como possível causa de hepatite aguda em crianças

Compartilhe:

Tags: #Doença