Sinais nas unhas que indicam de problemas de saúde

A estrutura, a forma e a cor das unhas são indicadores importantes do estado de saúde do corpo

Ter unhas bonitas e saudáveis ​​não é apenas uma questão estética. Muitas vezes, na verdade, elas representam o espelho da nossa saúde geral.

Alterações nas unhas, como mudanças de cor ou consistência, aparecimento de linhas ou pontos podem ser sinais de algo errado no nosso corpo, a nível local mas também geral. Pode indicar infecções, deficiências nutricionais e até patologias graves, como câncer.

Unhas podem sinalizar diferentes problemas de saúde e deficiências nutricionais
Créditos: iStock/Alena Ivochkina
Unhas podem sinalizar diferentes problemas de saúde e deficiências nutricionais

Como é uma unha saudável?

Uma unha saudável é caracterizada por:

  • lâmina ungueal rosada, ou seja, a parte visível, formada por escamas córneas formadas por queratina, mesma substância que também compõe o cabelo;
  • superfície lisa e regular.

Também parece semitransparente, por isso assume a cor rosa do tecido logo abaixo, chamado leito ungueal, rico em vasos sanguíneos.

Unhas quebradiças: quais são as causas?

As unhas são compostas por vitaminas, aminoácidos, minerais, gorduras e água: se faltar algum destes elementos tornam-se quebradiças, finas e macias.

Se suas unhas quebram e descamam com facilidade, pode ser sinal de deficiência de minerais (ferro, cobre, selênio e zinco) e vitaminas (A, B6, E). Porém, também existem outros fatores que podem favorecer o problema, incluindo, por exemplo:

  • cuidado excessivo com as unhas;
  • contato prolongado com detergentes e produtos químicos agressivos;
  • doenças de pele como psoríase;
  • infecções como micose.

Linhas, listras ou pontos nas unhas: cada um tem seu significado

Muitas vezes podem aparecer linhas, listras ou pontos nas unhas. Mas o que eles indicam? Qual é o seu significado?

Unhas com linhas verticais

Linhas na superfície, mais ou menos profundas, verticais e paralelas podem indicar envelhecimento fisiológico do organismo e, portanto, também das unhas.

Embora mais raramente, no entanto, pode ser consequência de eczema crônico, artrite reumatoide  ou insuficiência vascular.

Unhas com listras escuras

Trauma na unha pode causar o aparecimento de linhas verticais escuras, ligadas ao hematoma.

Causas menos comuns podem ser micose, uma pinta benigna ou melanoma de unha (câncer raro) e doença de Addison, ligada ao mau funcionamento das glândulas supra-renais.

Listras escuras na unha merecem atenção
Créditos: reprodução/Tiktok/invrfoundwaldo
Listras escuras na unha merecem atenção

Listras horizontais nas unhas

Se aparecerem linhas horizontais e paralelas (chamadas linhas de Muehrcke) nas unhas, pode ser sinal de pequenos traumas que por alguns momentos diminuem a oxigenação, ou de problema de insuficiência renal ou hepática.

Unhas onduladas

Quando as unhas crescem com um padrão levemente ondulado, alternando sulcos e depressões, a causa muitas vezes está no cuidado excessivo na manicure, que acaba danificando a unha.

Unhas furadas

Pequenas depressões pontuais podem ser causadas por doenças de pele, como psoríase, dermatite de contato, eczema, ou estarem ligadas à alopecia areata.

O que a cor das unhas indica?

Até a cor das unhas pode indicar a presença de infecções, doenças ou distúrbios relacionados ao nosso organismo.

Unhas amarelas

Esmaltes de baixa qualidade, hábitos de fumar: estas são geralmente as causas mais frequentes pelas quais as unhas ficam amareladas.

No entanto, também podem tornar-se amarelas devido a outros problemas mais graves ligados a distúrbios respiratórios, incluindo bronquite, sinusite e em alguns casos pleurisia, que é inflamação dos tecidos que revestem os pulmões e a caixa torácica.

Unhas brancas e rosa

Quando as unhas aparecem metade brancas e metade rosadas ou quase completamente brancas, pode-se suspeitar  de um nível de nitrogênio no sangue superior ao normal.

O branqueamento quase total das unhas, porém, pode ser sinal de anemia ou doenças hepáticas como cirrose hepática.

Unhas brancas ou marrons

Uma unha que muda gradualmente de cor, torna-se branca e escura quase sempre significa que a onicomicose está instalada.

A infecção que atinge a unha a torna mais espessa, fazendo-a se desintegrar facilmente.