Últimas notícias:

Loading...

Ciência explica o sono imediato dos homens após o sexo

A poderosa liberação de hormônios durante a ejaculação tem papel fundamental nesse relaxamento

Por: Redação

É bem comum as mulheres ficarem incomodadas com o fato de o parceiro dormir após o sexo, mas isso não tem a ver necessariamente com desprezo. De acordo com a ciência, esse sono imediato dos homens depois da relação sexual é uma questão biológica.

pessoas dormindo
Crédito: Erdark/istockSono imediato do homem após o sexo tem explicações biológicas

Tanto homens, quanto mulheres, quando fazem sexo, tendem a ficar relaxados e, por sua vez, liberam estresse e ansiedade que podem ter se acumulado ao longo do dia.

Pesquisas usando tomografia por emissão de pósitrons já provaram isso, e sabe-se que essa liberação de estresse facilita o sono.

Ainda assim os homens parecem adormecer mais rápido e para isso há uma explicação. É que eles liberam um coquetel de substâncias químicas quando ejaculam.

Estas incluem norepinefrina, serotonina, oxitocina, vasopressina, óxido nítrico e o hormônio prolactina. Mas é essa última que faz toda a diferença, pois está ligada à sensação de satisfação sexual, segundo os especialistas.

Também ajuda a mediar o tempo de recuperação, ou seja, quanto tempo um homem tem que esperar antes de iniciar a transa novamente.

sono homens após o sexo
Crédito: Motortion/istockSono está ligado principalmente à liberação do hormônio prolactina

De acordo com pesquisadores do Programa de Relatórios de Ciência, Saúde e Meio Ambiente da Universidade de Nova York, há uma forte ligação entre a prolactina e o sono. “Então, é provável que a liberação do hormônio durante o orgasmo faça com que os homens se sintam sonolentos”, dizem os especialistas.

E há uma razão para os homens se sentirem mais sonolentos após a relação sexual do que após a masturbação. É que orgasmos sexuais liberam quatro vezes mais prolactina do que orgasmos masturbatórios. O porquê disso, no entanto, ainda é desconhecido.

Sono melhor

Duas outras substâncias químicas liberadas durante o sexo incluem ocitocina e vasopressina. A liberação dessa dupla geralmente acompanha a melatonina – o chamado hormônio do sono. Ou seja, é uma conjunção poderosa para fazer qualquer um apagar relaxado.

Compartilhe:

Tags: #Saúde #Sexo
?>