Últimas notícias:

Loading...

Quanto tempo duram os sintomas provocados pela Ômicron?

A resposta depende de alguns fatores; veja o que diz especialista da Universidade de Medicina da Johns Hopkins

Por: Redação

A variante Ômicron continua a espalhar pelo país, contaminando mesmo pessoas que já tiveram covid-19 antes. Os especialistas já perceberam que essa nova cepa se difere em muitos aspectos das anteriores, inclusive nos sintomas. O que muitas pessoas têm se perguntado agora é quanto tempo eles duram.

Em um artigo recente para a Johns Hopkins Medicine, a especialista em Epidemiologia de Doenças Infecciosas Lisa Maragakis disse que os sintomas da Ômicron duram diferentes períodos de tempo para diferentes pessoas, assim como acontece com outras variantes.

Vai depender de muitos fatores, como idade, estado de vacinação, saúde geral e o descanso enquanto está doente.

“Aqueles com um caso leve de covid-19 geralmente se recuperam dentro de uma a duas semanas ”, escreveu Maragakis.

ômicron
Crédito: Nopparit/istockDuração dos sintomas da Ômicron variam em cada pessoa

Por outro lado, segundo a especialista, para casos graves de infecção por Ômicron, o tempo de recuperação pode levar seis semanas ou mais, e pode haver danos duradouros ao coração, rins, pulmões e cérebro.

Quando os sintomas da Ômicron aparecem?

Um estudo recente feito na Noruega pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública e pelo departamento de microbiologia do Hospital Universitário de Oslo, em Oslo, analisou a rapidez com que a variante Ômicron pode se espalhar entre as pessoas, usando uma festa de Natal como um exemplo.

O estudo descobriu que há uma janela média de três dias entre a exposição e a manifestação de sintomas da variante Ômicron.

tempo duram sintomas da ômicron
Crédito: CarmenMurillo/istockFadiga, dor de cabeça e coriza são alguns dos sintomas da Ômicron

Os sintomas iniciais mais comuns são coriza, dor de cabeça, fadiga, espirros e dor de garganta, segundo uma pesquisa do Reino Unido.

Esses sintomas geralmente parecem um resfriado, mas também pode haver tosse e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre e dores no corpo.

Já a perda de paladar e olfato, que antes era bem comum, tem se mostrado bem menos comum com Ômicron . Com outras variantes do coronavírus, esse problema persistia por semanas ou até meses.

O que fazer quando os sintomas aparecem?

A orientação para  aqueles que foram expostos à covid-19 é se colocar em quarentena e ficar longe de outras pessoas para evitar que o vírus se espalhe. Também é importante fazer um teste assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Compartilhe: