Vídeo mostra gotículas se espalhando no ar enquanto pessoas falam

Estudo fornece evidências visuais de gotículas geradas pela fala e mostra o efeito do uso de máscaras para conter o espalhamento do vírus

O uso de máscaras caseiras ao sair na rua não irá te proteger totalmente da covid-19, mas elas têm papel fundamental na contenção do espalhamento do coronavírus. Um vídeo publicado no The New England Journal of Medicine mostrou gotículas de fluido oral lançadas pelas pessoas durante suas falas. Gotículas essas que podem abrigar partículas de vírus infecciosas.

De acordo com os pesquisadores, enquanto grandes gotas caem rapidamente no chão, pequenas gotas podem desidratar e permanecer como “núcleos de gotículas” no ar, onde se comportam como um aerossol e, assim, expandem a extensão das partículas infecciosas emitidas.

O experimento foi realizado em duas etapas. No primeiro momento, a pessoa fala sem usar qualquer barreira de proteção sobre a boca. No segundo momento, ela fala a mesma frase usando uma máscara. Com a ajuda de uma luz laser, foi possível captar a dispersão e a trajetória das gotículas durante a fala nos dois momentos.

Sem a máscara, o vídeo capta a emissão de numerosas gotículas quando o locutor diz: “Stay healthy” (mantenha-se saudável, em tradução literal do inglês).

Gotículas lançadas durante fala sem máscara
Créditos: reprodução/The New England Journal of Medicine
Gotículas lançadas durante fala sem máscara

Quando a mesma frase foi pronunciada três vezes através de um pano levemente úmido sobre a boca do falante, foi possível observar uma diminuição no número de gotículas que conseguiram avançar.

É claro que o alcance das gotículas durante a fala é menor que o de um espirro ou tosse, mas, ainda assim, elas seriam capazes de contaminar as superfícies próximas.