Cometa Neowise pode ser visto a olho nu no Brasil; saiba como vê-lo

Melhor horário para assistir é entre o fim da tarde e o início da noite. Cometa deverá aparecer perto da linha do horizonte.

Por: Redação

Descoberto em março pela Nasa, o cometa Neowise poderá ser visto a olho nu pelos brasileiros nesta semana. O corpo formado por gelo, rochas e materiais orgânicos será visível em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta quinta-feira 23.

Para observar o cometa C/2020, é preciso olhar à direita do ponto onde o Sol se põe, entre o final da tarde e o início da noite. Ele deverá aparecer perto da linha do horizonte.

cometa Neowise
Crédito: PeterRYV/Wikimedia CommonsO cometa Neowise visto na região de Sursee, Suíça Central

Nesta quarta-feira, 22,  ele poderá ser visto entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Na sexta, será a vez dos moradores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.poderem avistar cometa Neowise.

De acordo com a Nasa, a aproximação máxima da Terra será em 23 de julho, como o cometa estará a 103 milhões de quilômetros.

A próxima “passagem” do Neowise pela Terra será daqui a 6.800 anos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Os cometas são corpos formados por gelo, rochas e materiais orgânicos, e vêm dos confins do sistema solar: o cinturão de Kuiper, ou talvez ainda mais longe, da nuvem de Oort, que são ambas concentrações de pequenos corpos celestes.

Como avistar o cometa

É importante lembrar que fenômenos como este variam muito de um dia para o outro, são imprevisíveis e algumas condições são necessárias para tudo dar certo.

Neowise
Crédito: Andrey Nikolenko/Wikimidia CommonsO cometa Neowise vista na manhã de 10 de julho de 2020, sobre Odessa, na Ucrânia

Em entrevista ao site Canaltech, o astrofísico e pesquisador André Zamorano Vitorelli, da USP (Universidade de São Paulo), disse que a aparição do cometa no Brasil será logo após o pôr do sol. Para vê-lo será necessário olhar em direção ao noroeste.

O cientista recomenda que aqueles que desejam ver a passagem do cometa Neowise em

Para quem mora em grandes cidades e deseja ver a passagem do cometa Neowis, o cientista recomenda usar binóculos.