Concurso premia melhores fotos tiradas em reservas naturais brasileiras

Serão dois vencedores premiados com uma expedição fotográfica para alguma reserva natural brasileira

Por: Redação

Fotógrafos amadores ou profissionais de todo o Brasil podem participar do Wiki Loves Earth Brasil, um concurso fotográfico mundial promovido pela Wikimedia Commons, midiateca livre do Movimento Wikimedia.

As fotos devem mostrar paisagens, fauna e flora das mais de 2400 reservas naturais brasileiras. A ideia do concurso é que os participantes enviem imagens feitas anteriormente, mantendo-se em suas casas neste momento de pandemia.

Crédito: Pixabay As fotos devem mostrar paisagens, fauna e flora brasileira

Serão dois vencedores premiados com uma expedição fotográfica para alguma reserva natural brasileira, ainda a definir, com todos os custos –passagens, hospedagem e alimentação– pagos pelo concurso.

A expedição será realizada junto a um grupo de voluntários do Movimento Wikimedia, que já atuam coletando fotos de áreas protegidas do país. A expedição está prevista para o final do segundo semestre de 2020, podendo ser prorrogada até que a pandemia do novo coronavírus esteja controlada.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


O objetivo do concurso é, por um lado, disponibilizar sob licença livre o maior número possível de monumentos naturais e áreas protegidas. Por outro lado, contribuir para a proteção da natureza, aumentando a conscientização do público.

As imagens enviadas ao concurso ficam sob licença livre e podem ser usadas para ilustrar artigos na Wikipedia e em outros projetos do Wiki (Wikivoyage, Wikinews, Wikiquote, etc.).

Crédito: Neil Palmer/CIAT/ Wikimedia Commons O concurso visa promover a conscientização do público sobre questões relacionadas ao meio ambiente e aos ecossistemas

Como participar

Para participar, basta acessar a página oficial do concurso clicando aqui. Caso ainda não esteja cadastrado, é necessário criar uma conta na Wikimedia Commons. Já logado, o participante deve encontrar em uma lista disponibilizada na página, a reserva natural referente à sua foto e realizar o upload.

As fotos devem ser enviadas até o dia 31 de julho. Não há limite de envio de fotos, os participantes poderão participar com quantas imagens desejarem.

Etapa internacional

O concurso ocorre em duas etapas. Na etapa nacional, até 31 de julho de 2020, um grupo de jurados especialistas em fotografia irá selecionar duas imagens vencedoras, cujos autores serão premiados com a participação na expedição a um parque nacional brasileiro. Este resultado será divulgado em 30 de agosto.

Crédito: Renato Augusto Martins/ WIkimedia Commons Não há limite de envio de fotos, os participantes poderão participar com quantas imagens desejarem

Na etapa internacional serão avaliadas 10 fotografias de cada um dos 32 países participantes e escolhidas as 3 melhores fotografias dentre elas. O primeiro colocado será premiado com uma bolsa para participar da Wikimania 2021, um encontro de voluntários das wikis do mundo todo que ocorrerá em Bangkok (Tailândia) em agosto de 2021, ou voucher na Amazon do mesmo valor. Não é possível concorrer à segunda etapa, sem passar pela primeira.