De Campos a Campina Grande, 7 cidades para viajar no frio
Do fondue ao forró, há boas opções para curtir o inverno brasileiro; lista de cidades para viajar no frio vai de Campos a Campina Grande
Por Fernando Victorino, do Como Viaja
Quando os termômetros começam a despencar em junho, muita gente se assanha em busca de cidades para viajar no frio. Uma turma que vê o inverno como a mais charmosa das estações, tempo de pessoas elegantemente vestidas, de fondue e de vinho, de paisagens serranas, de estar perto do fogo.
Ao marketing coube a tarefa de tratar a época mais fria do ano no Brasil como o período ideal para estar mais juntinho. Embalado por esse clima, sugerimos três lugares românticos perto de SP para casais curtirem o inverno. Se esse não for o seu caso, a lista abaixo inclui cidades para viajar no frio também em família.
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
De Campos a Campina Grande, 7 cidades para viajar no frio
Campos do Jordão (SP)
No Como Viaja, Campos do Jordão também encabeça uma lista de destinos de inverno no Brasil. A cidade na Serra da Mantiqueira, a 185 km de São Paulo, é para onde uma massa de paulistanos migra anualmente. Muitos vão em busca da tríade fondue-chocolate-vinho. Para quem não dispensa uma gelada mesmo na baixa temperatura ambiente, há também as cervejarias em Campos do Jordão.
Se for viajar com criança, experimente um desses 5 passeios ao ar livre em Campos do Jordão. Em família ou a dois, escolha entre 4 lugares para curtir Campos do Jordão do alto. Em ambos os casos você entende que parte do encantamento dessa cidade vem da espetacular natureza.
Gramado (RS)
O Natal Luz Gramado fez a fama da cidade na Serra Gaúcha, que sempre figura na lista de destinos mais procurados pelos brasileiros para o inverno. Parte desses viajantes vai em busca de experiências indoor, entre elas, o Acquamotion, cujas piscinas são aquecidas, e o Snowland, parque de neve em Gramado.
Os restaurantes temáticos em Gramado, como a Hector hamburgueria e pizzaria, também atraem público cada vez maior para a Serra Gaúcha. A vizinha Canela segue a fórmula das atrações ligadas a temas específicos, já rivais em popularidade com o veterano Alpen Park e com os bondinhos, que proporcionam visão panorâmica da Cascata do Caracol, cartão-postal da cidade.
Tiradentes (MG)
Um roteiro em Tiradentes implica desfrutar de uma das mais belas cidades históricas de Minas e de muita fartura à mesa, sobretudo em agosto, mês do Festival de Gastronomia de Tiradentes. O passeio pela Rua Direita revela passado e presente desse destino mineiro cheio de bons restaurantes.
Paraty (RJ)
A Feira Literária Internacional elevou Paraty ao status de destino para quem tem fome de letras. Mas foi o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido em 2017 pela Unesco, que transformou o município em um importante polo culinário do litoral sul do Rio de Janeiro.
Onde comer em Paraty não é tarefa complicada, assim como encontrar o que fazer por lá até debaixo de chuva, como contamos no Como Viaja | podcast de viagem.
Atibaia (SP)
Destino-escapada, daqueles que não exigem muito tempo na estrada. Atibaia fica a 50 km da capital paulista, em meio a montanhas que emprestam um ar bucólico à cidade. Hotéis como o Tauá Resort Atibaia (que tem parque aquático indoor e aquecido) e o Bourbon Atibaia Resort (seu complexo de piscinas quentinhas será inaugurado ainda em 2023) focam no público interessado em dar um tempo da metrópole, nem que seja por um fim de semana apenas. Em Atibaia, um passeio para colher morangos e ver orquídeas também pode ser interessante.
Holambra (SP)
Muita gente só ouve falar na época da Expoflora. Mas a verdade é que Holambra, cidade das flores o ano todo, é perfeita para ser visitada no inverno por causa dos girassóis. Os campos pintados de amarelo aproximam a cidade um pouco mais de suas raízes holandesas. Lojas e restaurantes do Centro ampliam essa percepção, com seu artesanato e comidas típicas do país do norte da Europa.
Campina Grande (PB)
A 550 metros de altitude, Campina Grande tem noites amenas no meio do ano, apesar de estar localizada no agreste da Paraíba. Os primeiros dias do inverno marcam o ápice do São João de Campina Grande, em 24 de junho.
Famosa pelos shows grandiosos, a tradicional festa junina no Nordeste tem trios de forró animando o público e um quadrilhódromo onde as disputas de coreografias são quentes. Além disso, a cidade reúne outras atrações culturais, como o Museu de Arte Popular da Paraíba e um lindo Centro Histórico a ser percorrido.
Confira outras dicas de viagem no Instagram @ComoViaja