Dia do Turista: 5 pratos típicos brasileiros para viajar sem sair de casa
Para matar um pouco a saudade de viajar e relembrar todas essas delícias, vale a pena recriar alguns desses pratos em casa
A quarentena incentivou algumas pessoas a aperfeiçoarem suas habilidades culinárias, enquanto outros abriram livros de receitas pela primeira vez. Quando o papo é gastronomia, sabemos que todo mundo gosta de experimentar novos sabores.
E para proporcionar algumas inspirações na cozinha, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura separou algumas dicas para comemorar o Dia do Turista, celebrado no próximo sábado, 13.
Lisiane afirma que nada melhor do que usar a culinária para aliviar a saudade. “Para quem quer recordar bons momentos das viagens e da gastronomia brasileira, essa é a hora de colocar a mão na massa e escolher o prato típico da sua região favorita”.
Para matar um pouco a saudade de viajar e relembrar todas essas delícias, vale a pena recriar alguns desses pratos em casa. O Brasil é um grande centro gastronômico, e apesar de cada local ter suas particularidades, os pratos típicos conquistam diversos paladares.
Lisiane explica que isso acontece porque os brasileiros utilizam muitos alimentos que conferem o gosto umami, quinto gosto básico do paladar humano, nas receitas.
“Tomates, queijos, milhos e carnes são alguns exemplos e podem ser percebidos por meio do aumento da salivação. Muitas vezes esses ingredientes são utilizados nas receitas para acentuar e prolongar o gosto na boca, deixando os pratos ainda mais saborosos”, ressalta Lisiane.
Confira abaixo alguns pratos típicos e viaje pelos estados do Pará, Pernambuco, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul sem sair de casa:
Pará
No Pará, muito pratos são preparados com frutos do mar como, por exemplo, o camarão, que possui um alto teor de umami. “Para quem quer matar a saudade desse lugar que é dono de belas praias e riquezas culturais, pode preparar um delicioso tacacá, um prato de origem indígena muito conhecido no país inteiro.
O prato paraense é um caldo quente feito com bastante pimenta, tucupi, goma de tapioca, folhas de jambu refogadas e camarão “, indica a chef.
Pernambuco
Para quem optar pela região Nordeste, a especialista sugere o saboroso cozido pernambucano. “Ao preparar a receita com amor, você é capaz de criar o seu tempero ao lembrar dos momentos que passou naquela viagem especial.
Em Pernambuco, o tradicional cozido pode ser preparado com acém ou ossobuco, é um prato colorido com batatas, cenouras e milhos”, destaca Lisiane.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Goiás
Para quem quer se sentir na região central do Brasil, já pode anotar na lista de compras os ingredientes para preparar o peixe na telha, um prato que faz muito sucesso em Goiás.
“É uma receita simples e leve que lembra comida caseira preparada pela mãe ou pela avó”, comenta a chef. Esse prato geralmente é feito com peixe de água doce, de couro (não possui escamas) e em postas, como o pintado ou surubim.
São Paulo
Descendo mais um pouco no mapa, na cidade de São Paulo, um prato recomendado por Lisiane é o virado à paulista, patrimônio imaterial da capital.
“A terra da garoa oferece muitas opções gastronômicas e, às vezes, a tradicional culinária fica perdida. É muito comum encontrar o virado às segundas-feiras nos restaurantes, ele traz alimentos umami, como a carne e a linguiça, que deixam a elaboração ainda mais saborosa”, ressalta a nutricionista.
Rio Grande do Sul
No Rio do Grande do Sul, a carne não pode faltar. Mas para não precisar de uma churrasqueira, Lisiane indica o preparo de um saboroso arroz carreteiro.
“O preparo é simples: arroz cozido com pedaços de charque picados. Diversos pratos gaúchos são ricos em umami e é possível sentir o quinto gosto em todas as carnes, por meio do aumento da salivação, permitindo que o prato fique com aquele gostinho de quero mais”, finaliza.