Novo decreto permite que Monte Verde (MG) continue a receber turistas

Hotéis e pousadas poderão operar com 40% da capacidade e aceitar reservas por apenas 15 dias

Por: Redação

A Prefeitura de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, publicou nesta terça-feira, 16, um novo decreto que mantém a entrada de turistas no distrito de Monte Verde.

Após um período de “testes” e funcionamento por 15 dias, o prefeito o Edmar Dias decidiu estender o funcionamento de hotéis, pousadas, bares, lojas e restaurantes do badalado vilarejo mineiro, seguindo as mesmas regras antes estabelecida.

Crédito: Eduardo AndreassiNovo decreto permite funcionamento de Monte Verde até 1º de julho

Em maio, Camanducaia adotou o “lockdown” como medida para conter o avanço do novo coronavírus. No início de junho, a prefeitura decidiu reabrir a cidade e o vilarejo de Monte Verde aos turistas.

Porém, nesses últimos dias 15 dias de funcionamento não houve aumento significativo de casos de covid-19 no município, o que fez o prefeito Edmar Dias, junto com sua equipe, prorrogar a abertura turistas.

Medidas de saúde

Hotéis e pousadas podem operar apenas com 40% da capacidade total. Áreas de uso coletivo, como piscinas, saunas, parquinhos, entre outros seguem fechadas. O período de hospedagem não pode ultrapassar das 12h do dia 2 de julho.

Crédito: Eduardo AndreassiHotéis e pousadas devem operar apenas com 40% da capacidade total

Bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e sorveterias devem operara com número de mesas reduzidas com espaço de 2 metros entre elas para garantir o distanciamento social.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


É permitido ainda no máximo duas pessoas por mesa, salvo nos casos de menores de idade da mesma família acompanhados dos responsáveis ou quatro pessoas desde que sejam de convívio próximo.

Crédito: Eduardo AndreassiO uso de máscaras é obrigatório em todos os estabelecimentos e vias públicas de Monte Verde

O uso de máscaras em vias públicas, estabelecimentos comerciais serviços é obrigatório.

Trilha da Pedra Redonda

Os passeios na trilha da Pedra Redonda, uma das principais atrações de Monte Verde, também estão liberados, mas de forma reduzida.

Crédito: Divulgação/MOVEVista do Mirante da Pedra Redonda, uma das atrações de Monte Verde

Nesta primeira etapa funcionará, a princípio, apenas às sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h30, com quatro passeios diários com intervalos de 15 minutos: subida às 9h com descida até 11h15; subida às 11h30 com descida até 13h30; subida às 13h45 com descida até 15h30; subida às 15h45 com descida até 17h30.

Em cada horário, o acesso a trilha será liberado a cada cinco minutos para, no máximo, um grupo de 15 pessoas ao mesmo tempo, entre guias e visitantes.

O acesso à trilha só é permitindo com a contratação de agência de passeio. A ida com carro próprio está proibida.

Casos de covid-19

O município de Camanducaia tem 70 casos de covid-19 confirmados até esta terça-feira.  Do total, 62 pessoas se curaram da doença, uma segue internado, seis estão em isolamento domiciliar e uma foi a óbito.

Por Eduardo Andreassi