Academias e parques reabrem em SP; confira regras

Espaços funcionarão em horário restrito e com acesso controlado para até 40% da capacidade

Por: Redação

Após mais de 100 dias fechados devido a pandemia do novo coronavírus, academias, parques municipais e estúdios de tatuagem reabrem nesta segunda-feira, 13, na cidade de São Paulo com uma série de restrições.

A capital paulista está na fase amarela do Plano SP, que determina as condições para a retomada das atividades econômicas e de lazer em todo o estado.

parque Ibirapuera
Crédito: IStock/@alffotoOs parques Ibirapuera e do Carmo abrirão das 6h às 16h, de segunda a sexta; finais de semana permanecem fechados

Na semana passada bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias retomaram as atividades na capital.

Confira abaixo as regras para a reabertura de academias, parques e estúdios de tatuagem:

Regras para reabertura das academias

As academias na capital podem funcionar pelo período limite de seis horas diárias, com 30% da capacidade e horários agendados. O funcionamento acontecerá da mesma forma aos sábados e domingos.

O uso do chuveiro está proibido nas academias e de atividades em grupo permanecem suspensas. O uso de máscara de proteção é obrigatório e os equipamentos devem ser limpos ao menos 3 vezes ao dia.

A reabertura das academias estava prevista para a fase 4 do Plano SP, mas o governador João Doria antecipou o funcionamento desse setor com muito mais regras do que o previsto inicialmente.

Os estabelecimentos deverão manter a ocupação do espaço para 30% de sua capacidade máxima enquanto a cidade estiver na classificação amarela do Plano São Paulo e 50% na fase verde. Não será permitido nenhum tipo de aglomeração no espaço. A recepção deverá ser isolada com área de proteção demarcada com fita zebrada em 1,5 metro.

As salas de treino de peso livre e as de atividades coletivas deverão ser delimitadas de maneira que cada cliente fique a 2 metros de distância um do outro. Só poderão ser utilizados apenas 50% dos aparelhos de cardio, deixando o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. Está proibida qualquer forma de luta e contato físico durante o treino, mesmo que seja para orientação.

As aulas de natação devem ser divididas por turmas, com separação por raias, de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos. Para reduzir o número de pessoas, recomenda-se diminuir também a duração das aulas.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Nas quadras não será permitida a entrada de acompanhantes ou atletas fora do horário dos seus jogos. As aulas deverão ser individuais e o recolhimento das bolas deverá ser feita por uma única pessoa, seja ela professor, funcionário ou aluno responsável.

Saunas, banhos turcos, solários, hidromassagem, jacuzzi e similares não estão autorizadas a funcionar e devem permanecer fechadas.

Os clientes que fazem parte do grupo de risco deverão ter seus planos congelados enquanto não puderem frequentar os equipamentos desportivos.

Regras para reabertura de parques

Os 70 parques municipais e nove estaduais da capital paulista estão liberados para voltarem a funcionar a partir de hoje.

O público poderá voltar a frequentar os locais, mas terá de seguir protocolos de distanciamento e higiene. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

Os parques deverão funcionar com 40% de sua capacidade e horário reduzido.

Os parques do Ibirapuera, na zona sul, e o parque do Carmo, na zona leste, funcionarão em horário especial, entre 6h e 16h. Já os demais parques da cidade abrirão das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira e estarão fechados nos fins de semana.

Os parques estaduais da  Água Branca, Villa-Lobos, Cândido Portinari, Parque Ecológico do Tietê, Jardim Botânico, Zoológico, Zoo Safári, Cantareira e Jaraguá, sendo os dois últimos, mediante agendamento.

Regras para reabertura dos estúdios de tatuagem

Os estúdios de tatuagem e piercing deverão agendar os atendimentos com espaço de 40 minutos entre eles. Os orçamentos deverão ser feitos exclusivamente on-line.

Antes de se deslocar até o estabelecimento, o cliente deve tomar banho, higienizando bem o corpo e secando o cabelo;

Ao chegar no estúdio, o cliente receberá um propé, uma touca e uma máscara, No caso de lojas com tapete sanitizante, o cliente será orientado a como fazer a limpeza e secagem dos sapatos.

É recomendável que o cliente não leve acompanhantes para a sessão, tendo em vista que só uma pessoa poderá ficar na sala de atendimento durante o procedimento.

Os funcionários devem usar máscaras cirúrgica de tripla proteção, sendo trocada a cada quatro horas ou caso a mesma umedeça.

Durante os procedimentos é necessário utilizar o protetor facial (face shield) ou óculos de proteção, além dos equipamentos que já são utilizados no dia a dia.

O tatuador tem por obrigação embalar com plástico filme de PVC a maca, bancada e tintas; que serão utilizadas; fazer o isolamento das máquinas de tatuagem, clipcord e fonte com plásticos próprios para a criação de barreiras dos equipamentos.

Após cada atendimento, o estabelecimento deve fazer a desinfecção de nível médio nos objetos não passíveis de descarte.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.